Seleção de pacientes com lábio-leporino será no dia 14 de março

Serão beneficiadas 60 pessoas, que não precisarão pagar pelas cirurgias

28/02/2012 07:49

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Operação Sorriso retorna a Maceió para realizar mais uma ação humanitária em benefício de pacientes portadores de lábio-leporino. Serão cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissura labiopalatina (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo).

Segundo confirmou Rejane Paixão, gerente de Unidades de Internação, da Santa Casa de Maceió, a seleção dos pacientes acontecerá no próximo dia 14 de março, na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Avenida Assis Chateaubreand, no bairro do Prado, ao lado do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. Já as cirurgias serão realizadas entre 16 e 19 de março no Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço.

Pacientes que residam em outras cidades ou em locais distantes poderão se hospedar em alojamentos gratuitos a serem divulgados posteriormente aos interessados. O transporte do hospital até o alojamento assim como a alimentação para o paciente e um acompanhante serão sem custos.

“O acompanhamento dos pacientes no pós-operatório será realizado em parceria com a Santa Casa de Maceió”, confirmou o cirurgião plástico André de Mendonça, um dos articulardores da Operação Sorriso em Alagoas.

“Nosso objetivo é implantar no Hospital Nossa Senhora da Guia um núcleo permanente de cirurgias de lábio-leporino para que a Operação Sorriso possa levar seu trabalho a países que realmente precisam. Para tanto, precisamos do apoio dos gestores da saúde do Estado e do município para viabilizar a iniciativa”, prosseguiu Mendonça.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria de Saúde de Alagoas, Marinha do Brasil, Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial.

Também estão envolvidos na organização e execução do projeto, de forma voluntária, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas entre outras profissionais, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso. Outras ONGs e voluntários que desejarem apoiar o projeto podem ligar para 2123-6337 (falar com Angelita).


 

Primeira Edição © 2011