Ibama/AL 'empresta' imagem e credibilidade em lançamento de livro com enfoque no semiárido

Órgão ambiental 'emprestou' espaço fisico, imagem e credibilidade na realização do sonho de seu funcionário.

28/02/2012 06:34

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Nesta segunda-feira (27), o Ibama/AL ‘emprestou’ mais uma vez o seu espaço e sua credibilidade no lançamento do livro A Porteira, uma literatura de cordel escrita pelo técnico ambiental do órgão, José Kleber da Fonseca.

A obra fictícia traz um eclético leque de temas em 164 páginas de muito cordel e romance sobre o semiárido brasileiro, variando entre temas polêmicos, como o tráfico de drogas, passando pelo meio ambiente daquela região, um pouco de romance, tudo narrado e trabalhado em cima do cordel cantado, o ‘aboio’ como disse Kleber.

Jessica Pacheco

“A Porteira conta a história de dois vaqueiros que levam uma boiada há 48 léguas de distância em 18 dias e nesse intervalo de tempo acontecem ‘n’ coisas”, explicou o autor.

Jessica PachecoSegundo José Kleber, apesar da obra ser totalmente fictícia, os fatos narrados em A Porteira, em sua maioria, fazem parte de sua vida, principalmente em relação ao trabalho realizado como técnico da Fiscalização do Ibama/AL.

“Tenho 29 anos aqui [Ibama/AL] e, inclusive, a maior parte dessa obra faz parte de uma coletânea, que fiz, das histórias que ouvi dizer por aí. Como por exemplo o tráfico de entorpecentes”, explicou Kleber. “Fala-se por aí que muitas pessoas em nosso semiárido fizeram fortuna com a maconha, a cannabis sativa”, citou ele. “O livro também trabalha a questão do meio ambiente, dos animais silvestres daquela região, questão que não poderia faltar já que faz parte da minha vida”, disse o autor.

Jessica PachecoAinda de acordo com Kleber, a questão do meio ambiente em A Porteira, inclusive foi motivo de muitas discussões do mesmo com o revisor do livro, já que o livro não se trata de uma obra didática.

“Sempre que eu me referia a uma planta ou a um animal silvestre daquela região eu colocava o nome cientifico dele, meu revisor me criticou muito por isso. Ele dizia: ‘Kleber esse não é um livro didático’, e eu respondia pra ele: ‘Mas eu sou o autor, eu tenho a licença poética pra fazer do jeito que eu quero’, por que não deixa de ser uma aprendizado para algumas pessoas, certo?”, explicou José Kleber.

Jessica PachecoAlém da família e dos amigos de Kleber, o lançamento de A Porteira contou com a participação de autoridades ligadas ao Ibama, como a superintendente do órgão em Alagoas, Sandra Menezes, o promotor João de Deus, e o chege da Fiscalização, Rivaldo Couto.

Para Sandra Menezes, a realização de uma sonho de um funcionário da casa, como é o caso de Kleber, é um sonho realizado também do órgão.

“Foi quase um ano nessa luta de tentar lançar, de consertar, de tentar patrocinio e a gente conseguiu”, disse Sandra em discurso durante o lançamento. “Hoje é uma dia muito importante para mim, é a realização de sonho de uma funicionário da casa e eu estou muito feliz de está participando disso”, declarou a superintendente.

Jessica Pacheco“A viagem que a gente faz aproxima bastante as pessoas e o meu sonho, assim como o do Kleber, é proteger o meio ambiente, então em nome de todos os funcionários do Ibama/AL eu quero agraceder e parabenizar o Kleber por esse sonho realizado”, disse o chefe do autor no departamente de Fiscalização, DIPRAM, do Ibama/AL, Rivaldo Couto.

Além das autoridades do Ibama/AL, presente ao lançamento de A Porteira, outras autoridades ligadas a causa ambiental também se fizeram presentes, como o chefe de Area de Preservação Ambiental (APA) de Piaçabuçu, Rodrigo Peixoto.

Depois do discurso, José Kleber distribuiu e autografou diversos livros para os seus convidados, que ainda participaram de coffe break na sede do órgão ambiental.

Primeira Edição © 2011