Neymar x Dzeko: com médias iguais, goleadores duelam nesta terça

Atacantes balançam a rede no fim de semana por seus clubes e desembarcam na Suíça como principais estrelas do amistoso em St. Gallen

27/02/2012 05:36

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Até bem pouco tempo, Neymar só conhecia alguns dos principais nomes do futebol mundial pelo Playstation. O menino da Vila cresceu, evoluiu e está bem perto dos gigantes europeus. Seja pelo bom momento no Santos ou pelas constantes convocações para o time canarinho. E nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), o atacante terá a oportunidade de encarar mais um dos jogadores que costumava ver apenas no videogame. Trata-se de Edin Dzeko, do Manchester Ciy e da Bósnia.

Mas quem pensa que os números de Neymar estão longe do grandalhão Dzeko está enganado. A média de gols na carreira dos atacantes é praticamente a mesma: 0,57. Perto de um gol a cada dois jogos. Enquanto o atacante da Seleção Brasileira tem apenas 20 anos e já chegou aos 105 gols na carreira, o bósnio tem 25 e marcou 130 tentos ao longo de sua trajetória. E nesta terça-feira, no duelo entre a Seleção Brasileira e a Bósnia, um tira-teima entre os goleadores.

Nos clubes, os dois também têm desempenhos impressionantes. No caso de Dzeko, que sequer é titular do City, são 24 gols em 54 jogos. No Wolfsburg, da Alemanha, a marca foi ainda melhor: foram 71 tentos em 94 partidas. Já Neymar entrou em campo em 158 oportunidades pelo Santos e balançou a rede dos rivais 87 vezes. Em suas equipes, os dois têm médias de 0,64 e 0,55, respectivamente.

Na chegada de parte da delegação brasileira à Suíça, Neymar elogiou o atacante rival.
- É um grande jogador. Não é à toa que está no Manchester City, um grande clube. Mas espero que nessa partida ele não possa fazer nada e o Brasil se saia vencedor – afirmou o jogador brasileiro.

Artilheiros atuam em posições diferentes do campo

No posicionamento em campo, Dzeko tem mais responsabilidade de balançar a rede dos adversários do que Neymar. Enquanto o bósnio é centroavante de fato, o brasileiro costuma atuar mais pelos lados do campo, principalmente pelo lado esquerdo. Na Seleção, o camisa 11 faz parte do trio de atacantes que o técnico Mano Menezes costuma utilizar em suas formações. Para o confronto desta terça-feira, os parceiros devem ser Lucas e Leandro Damião.

No ano passado, Neymar foi o principal goleador da Seleção Brasileira. O jogador participou de 13 jogos e marcou sete gols, dois deles na Copa América. Agora, em 2012, o atacante tem tudo para se firmar como principal estrela do time canarinho, que se prepara as Olimpíadas de 2012, em Londres, e para a Copa de 2014. E para Dzeko? Fora da Euro 2012, resta ao artilheiro do City lutar para colocar a equipe nacional no Mundial no Brasil.

O confronto desta terça-feira entre as duas feras será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Primeira Edição © 2011