Mandela recebe alta de hospital após sentir dores abdominais

27/02/2012 05:23

A- A+

Jornal de Angola

compartilhar:

O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, 93 anos, deixou o hospital onde estava internado desde sábado devido a dores abdominais, disse ontem o porta-voz da Presidência da África do Sul.

Os médicos decidiram mandá-lo para casa depois de o exame de diagnóstico a que foi submetido (laparoscopia) não ter acusado nada de grave”, disse a Presidência em comunicado.

Segundo a ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, cujos serviços são responsáveis pela saúde dos antigos presidentes da República, tratou-se de uma laparoscopia de diagnóstico. “Ele está bem e está a recuperar da anestesia. Portou-se bem e não tem nada de grave”, frisou no final do exame.

As autoridades sul-africanas não adiantaram qual o hospital que recebeu Nelson Mandela, para preservar a sua intimidade. Contudo, o canal de televisão e-news mostrou imagens de um cortejo oficial a chegar ao hospital militar de Pretória.

A última vez que Mandela apareceu em público foi na final do Mundial de Futebol organizado pela África do Sul, em Julho de 2010. Em Outubro do ano passado, decidiu retirar-se de Joanesburgo para a sua terra natal, Mvezo, naquele que na altura foi encarado como um sinal de recolha e de “regresso a casa”. Em Janeiro último, Mandela voltou a Joanesburgo para acompanhar o funeral da irmã Nokuthamba, de 82 anos.
O ex-Presidente sul-africano já não tem mais irmãos. É em Mvezo que estão enterrados os filhos do primeiro casamento de Mandela.
Detido durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul, Nelson Mandela tornou-se um símbolo planetário da reconciliação e da luta anti-segregação racial.
 

Primeira Edição © 2011