Filho é suspeito de matar pais e depois tentar suicídio em PE

27/02/2012 15:03

A- A+

Folha Online

compartilhar:

O bispo da Igreja Anglicana de Recife Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, e a mulher dele, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64, foram assassinados na noite de ontem (26) a facadas em sua casa, em Olinda (PE). De acordo com a família e vizinhos, o filho adotivo do religioso, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29, é responsável pelas mortes.

Um familiar afirmou ter visto Eduardo amolar uma faca, mas não imaginou o que ele faria. "Ele pegou a faca lá dentro e começou a amolar. Depois fechou todas as portas e matou", disse a uma TV local.

O vizinho Valmir Luiz Fonseca também viu Eduardo amolar uma faca e depois só escutou gritos. "Ele estava sentado amolando a faca. Quando entrei, escutei os gritos. Minha irmã chegou a vê-lo esfaqueando o pai", contou.

De acordo com a polícia, o jovem atacou primeiro o pai, em quem deu três facadas. A mãe, que veio em defesa, foi esfaqueada no tórax. Chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital.

Depois de atacar o casal, Eduardo tentou suicídio, esfaqueando-se e tomando uma substância ainda não identificada. Ele foi levado para o Hospital da Restauração e não corre risco de vida.

Policiais que estiveram na casa do bispo disseram que o jovem mora na Flórida (EUA) e havia chegado em Olinda na última sexta-feira para passar alguns dias.

"Os motivos [do crime] ainda não foram levantados porque é preciso ouvi-lo. O que temos é que ele era uma pessoa de temperamento violento", afirmou o delegado João Brito Alves, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Para a polícia, Eduardo pode ter agido sob efeito de drogas. Foram apreendidos facas e um pó branco que será analisado.

Edward Robinson de Barros Cavalcanti era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, ex-deputado pelo PT. Foi professor de ciência política na Faculdade de Filosofia do Recife, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Em nota, a Igreja Anglicana lamentou a morte de um de seus líderes no Brasil. "Partiu para a eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa diocese continuará", diz o comunicado.

O horário e o local do enterro ainda não foram divulgados.

Primeira Edição © 2011