Estado garante transferência de paciente com doença rara para hemocentro de PE

A transferência da paciente foi realizada em conjunto pelo HGE, SAMU e o Corpo de Bombeiros

27/02/2012 12:04

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Uma operação conjunta realizada no último sábado (25) pelo Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Corpo de Bombeiros Militar foi responsável pela transferência da paciente Rosângela Silva, 23 anos, do HGE para o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para tratamento de uma doença hematológica rara e grave.

A paciente apresentou anemia plaquetopenia severa, confusão mental e quadro febril. A partir do histórico clínico foi constatada Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), doença hematológica considerada emergência médica. A enfermidade é caracteriza-se pela microangiopatia (doença dos pequenos vasos, os capilares), além de aumento da agregação plaquetária, formando trombos.

Segundo o diretor interino do HGE, Rogério Barboza, a paciente deu entrada na unidade hospitalar em estado grave e após os cuidados da equipe multiprofissional estabilizou o quadro clínico para ser submetida ao transporte aéreo.

“Todo o processo de transferência para o Hemope foi viabilizado pela Central de Assistência do HGE, que entrou em contato com o hemocentro pernambucano e tomou as medidas burocráticas e assistenciais para assegurar a melhoria da saúde da paciente”, destacou.

Para o transporte, o Samu utilizou duas viaturas: uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel) – do HGE até o hangar, que fica na Academia de Polícia, no bairro do Trapiche; em seguida, o Serviço Aeromédico para o trajeto Maceió / Recife, onde será submetida a uma série de exames.

O médico do Samu que acompanhou a paciente até Recife, Kleber Santana, afirmou que o tratamento é baseado num procedimento hemoterápico denominado plasmaferese. Segundo ele, este procedimento diminui a mortalidade da PTT de 90% para 10% a 20% e se baseia em ministrar líquido de reposição a base de Plasma Fresco, isento de crioprecipitado, porém o Plasma Fresco Congelado (PFC) também pode ser usado.

Histórico da paciente

A paciente Rosângela Silva Santos foi atendida no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), na última sexta-feira (24), quando exames diagnosticaram-na com Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT). Depois de ser medicada e atendida pela equipe multidisciplinar do Ambulatório de Hematologia, ela foi transferida para um leito hematológico do Hospital Geral do Estado (HGE), mas seu quadro clínico se agravou e ela necessitou  ser transferida para o Hemope, que é referência no Nordeste para o tratamento da PTT.

Primeira Edição © 2011