Alagoano de 13 anos repete caminho de Neymar no Real Madrid e tem Cruzeiro como plano B

Pety passou por teste de cinco dias nas categorias de base do Real Madrid, no começo de fevereiro deste ano

27/02/2012 14:50

A- A+

UOL Esporte

compartilhar:

Há alguns meses a canhota do menino Pety chamava a atenção em vídeos na internet. Hoje, valorizada, ela está entre o Real Madrid e o Cruzeiro. Após passar por período de avaliação na Espanha, em caminho precoce parecido com o que o ídolo Neymar experimentou no começo da adolescência, o menino alagoano de 13 anos aguarda a formalização do contrato com o gigante do futebol europeu, mas tem na mão uma oportunidade em Belo Horizonte como uma espécie de plano B em seu início de trajetória.

Neymar passou por estágio de avaliação no Real Madrid em 2005, quando tinha apenas 13 anos e já estava no Santos. Ao final das sessões de observação, o estafe do jogador acertou um termo de compromisso que dizia que o brasileiro ganharia 5.100 euros a cada partida oficial pelo clube, desde que jogasse ao menos 45 minutos. A negociação foi conduzida pelo empresário Wagner Ribeiro.

Mas o estágio de Neymar no Real Madrid foi interrompido pelo Santos, que evitou a permanência do projeto de craque na Espanha. O então presidente Marcelo Teixeira, hoje na oposição, agiu com pressa e depositou cerca de R$ 1 milhão ao pai do jogador para que o jovem voltasse à Vila Belmiro e estabelecesse um novo vínculo com o clube. Na época, o atacante retornou à categoria de base e passou a embolsar R$ 35 mil mensais.

"O Pety passou por exames médicos com o mesmo médico que avaliou o Neymar lá. O médico até nos disse que o Neymar tinha sido o último brasileiro que passou por ele lá nas categorias de base, o último antes do Pety. São coincidências que o destino traz para nós", afirma o agente Fifa Fabrício Zanello, que gere a carreira da promessa brasileira e que acompanhou o garoto na Espanha.

Pety passou por teste de cinco dias nas categorias de base do Real Madrid, no começo de fevereiro deste ano. Inicialmente, o menino brasileiro viajou para a Espanha com a oportunidade de ser avaliado pelo Betis.

No entanto, apesar da aprovação técnica, o clube de Sevilla comunicou à equipe que acompanhava o garoto que não tinha condições financeiras de bancar a mudança da família Dos Santos para a Europa.

Neste instante, a "missão espanhola" de Pety parecia frustrada, mas logo na volta ao hotel o agente do jovem jogador recebeu um telefonema animador do Real Madrid. Responsável pela captação de talento das categorias de base do clube, Francisco "Paco" Di Gracia Muñoz recebeu indicação do Betis e convidou o menino brasileiro para sessões de avaliação na capital já na semana seguinte.

Assim como no Betis, Pety também foi aprovado pelo Real, em observação de atividade em campo no centro de treinamento conhecido como Ciudad Deportiva, no convívio com outros 200 meninos da base "merengue", mas distante de onde trabalham as feras de José Mourinho, no mesmo local.

No entanto, o clube ainda estuda a contratação do brasileiro, em razão do pacote de investimento que inclui a instalação da família e a colocação profissional do pai, Amaro dos Santos [obrigatória para que o garoto "não europeu" possa jogar na Espanha antes dos 18 anos]. A decisão, inclusive, deve passar pelo conselho de administração do Real Madrid.

PETY ESPERA O REAL, MAS SE APRESENTA AO CRUZEIRO EM MARÇO

Pety ficou conhecido no meio dos empresários de jovens jogadores há dois anos, quando seu pai colocou no YouTube vídeos com o filho em ação em gramados alagoanos. A habilidade do meia-atacante chamou a atenção da empresa "Players Brasil", que levou a família do menino para Ribeirão Preto.

ReproduçãoAssim, após passagens por clubes de seu estado, Pety foi recrutado para defender o Olé Brasil, clube especializado em formação de jogadores. No final de 2011, o jovem passou por com êxito um teste no Cruzeiro e agora tem o gigante de Belo Horizonte como uma alternativa para a temporada 2012.

À espera de uma resposta vinda de Madri, o meia-atacante precisa se apresentar ao Cruzeiro no dia 5 de março. O plano é que a família de Pety se mude junto com o garoto para Belo Horizonte. A intenção do agente é manter o jogador na Toca da Raposa até o convite formal do Real, em liberação que ainda não foi conversada.

"O Cruzeiro não tem compromisso com o atleta. Ele foi aprovado na seleção, mas sabemos que ele está aguardando uma resposta. Para ele ir teria que viabilizar a ida da família toda. Se ele não for, vem para o Cruzeiro. Não tem vinculo, passou na seleção, foi aprovado, mas está aguardando o Real Madrid até o dia 6 de março. Não tem nada assinado", afirma Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro.

FICHA DO JOGADOR

Nome: Luis Henrique dos Santos
Apelido: Pety
Nascimento: 21/08/98, em São Luiz do Quitunde (AL)
Posição: Meia-atacante
Perfil: Canhoto técnico, veloz, com facilidade para dribles. Atua na meia esquerda, mas também pode desempenhar a função de lateral, pelo mesmo lado do campo. Como apresenta o vídeo abaixo, gosta de uma firula, mas consegue ser objetivo
Clubes:
Corinthians Alagoano (AL) 2006-2007
São Luis (AL) 2007-2008
CRB (AL) 2008
Olé Brasil F.C. (SP) 2009-2011
 

Primeira Edição © 2011