Incêndio em base brasileira na Antártida deixa um ferido e dois desaparecidos

25/02/2012 10:13

A- A+

Redação

compartilhar:

A Marinha do Brasil informou que, por volta das 2h ( horário de Brasília) deste sábado (25), ocorreu um incêndio na praça de máquinas da Estação Antártica Comandante Ferraz. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.
Uma pessoa morreu, segundo fonte ouvida pelo R7, mas o fato ainda não foi confirmado oficialmente.

O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e posteriormente para a base chilena Eduardo Frei. Ele não tem risco de morte.

Um inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do incidente.

De acordo com nota oficial, os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na estação no momento do incidente, foram transferidos de helicópteros chilenos para a base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Permanecem na estação o chefe e parte do grupo-base, que trabalha no combate ao incêndio, que ainda não foi extinto.

O Navio-Polar Almirante Maximiano, da Marinha brasileira, partiu de Punta Arenas em direção à estação para prestar o apoio necessário.

Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da estação, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da Base chilena Eduardo Frei continuam prestando apoio.

A Força Aérea Brasileira disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil as pessoas que estavam na base.

A estação

A Estação Antártica Comandante Ferraz marca a presença brasileira na Antártida. Segundo o site da Marinha, a primeira expedição do país ao continente gelado ocorreu em 1983. No ano seguinte, foi inaugurada a base em uma praia da Enseada Martel, ao fundo da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George – a maior das ilhas do arquipélago das Shetlands do Sul.

Na estação, atuam pesquisadores de várias partes do Brasil. Um grupo de 15 militares da Marinha, de diversas especialidades, mantêm a estação em funcionamento. 

Primeira Edição © 2011