BPA descobre área de desmatamento e produção ilegal de carvão

Disque-denúncia é de fundamental importância para o sucesso o trabalho realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental

25/02/2012 08:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Na última sexta-feira (25), policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) descobriram uma grande área de desmatamento ilegal na região norte do estado.

A vegetação de mata atlântica está sendo devastada para a produção ilegal de carvão, em fornos conhecidos por ‘caieiras’. A descoberta foi feita em matas localizadas nos municípios de Fleixeiras, Passo de Camaragibe e Matriz do Camaragibe.

Segundo o comandante da operação, o tenente Anderson Barros, “o carvão produzido irregularmente estaria sendo comercializado nos municipios vizinhos e até mesmo no mercado da produção em Maceió”, frisou o tenente.

A legislação prevê detenção de 1 a 3 anos pelo crime de desmatamento ilegal e multa, já pelo crime relacionado ao ciclo de produção e comercialização ilegal do carvão prevê detenção de 06 meses a 01 ano e multa. 

O Instituto do Meio Ambiente (Ima) foi acionado para que os responsáveis sejam também responsabilizados na esfera administrativa.

“No local, havia muita madeira e carvão, os trabalhos de levantamento ainda vão durar alguns dias. A área foi georeferenciada e vamos averiguar outros possíveis pontos de degradação nas redondezas da região descoberta”, explica o tenente Anderson.

Disque-denúncia do BPA
O contato para a realização de denúncias anônimas é o (82) 3315-4325. Quem souber de alguma informação sobre crimes ambientais e desejar realizar a denúncia, o atendimento é 24h por dia.  

Primeira Edição © 2011