Comunicação direta com o 190: taxistas assinam hoje convênio com a Secretaria de Defesa Social

Taxistas de Maceió terão comunicação direta com o Ciods. Medida visa diminuir os casos de violência

24/02/2012 06:57

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

O Sindicato dos Taxistas de Maceió assina, na manhã desta sexta-feira (24), convênio com a Secretaria de Defesa Social (SDS) de um sistema de monitoramento que possibilitará aos taxistas contato direto com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods). Conforme antecipado pelo Primeira Edição, cerca de 1600 taxistas deverão ser beneficiados.

O presidente do sindicato, Ubiraci Correia, conhecido como “Bira”, explicou que o contato se dará via rádio ou pela internet. A medida visa diminuir os índices de violência contra a categoria.

“A expectativa é que tenhamos mais segurança. Vamos ter mais agilidade na hora de solicitar ajuda da polícia, que deslocará viaturas que estiverem mais próximas. Todas as 16 empresas de táxis em Maceió terão o rádio. O taxista que não tiver esse rádio no seu veículo, fala com a empresa que se encarregará de comunicar à Polícia Militar”, disse ele acrescentando que os assaltos a taxistas são mais frequentes nos finais de semana.

Bira diz que os taxistas já utilizaram esse sistema de monitoramento há cerca de cinco anos, mas questões legais impediram de ter continuidade. “Já tivemos esse sistema e os casos de violência diminuíram muito. Mas, como não estava legalizado, o Conselho de Segurança disse para suspender. Desde então, trabalhamos para que fosse implantado de forma legal e definitiva”.

O coronel José Edmilson Cavalcante, no final do ano passado, explicou ao Primeira Edição que a demora em implantar o sistema foi devido à espera de uma resposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a liberação de uma frequência de rádio para comunicação. “Nosso objetivo é criar um serviço, mas sem infringir a lei”.

Ainda de acordo com o coronel, a polícia não estará prestando um serviço particular para os taxistas. “A proposta foi uma iniciativa do sindicato que procurou a Secretaria de Defesa Social e nosso objetivo é fazer uma parceria de colaboração mútua. Os taxistas poderão informar a polícia, por exemplo, se encontrarem um veículo roubado circulando pelas ruas, além, claro, de poder avisar sobre qualquer problema que ocorram com eles”, declarou.

Ubiraci Correia disse que a previsão é que dentro de quatro meses todas as empresas já estejam com o equipamento funcionando.
 

Primeira Edição © 2011