CBF libera e Lucas enfrentará o Palmeiras

Em nota, a CBF divulgou no final da tarde desta sexta-feira que o meia-atacante poderá participar do clássico

24/02/2012 15:19

A- A+

Folha

compartilhar:

Lucas, do São Paulo, está liberado para enfrentar o Palmeiras. Em nota, a CBF divulgou no final da tarde desta sexta-feira que o meia-atacante poderá participar do clássico, domingo, às 16h, pelo Campeonato Paulista, em Presidente Prudente.

Lucas foi convocado por Mano Menezes para participar do amistoso contra a Bósnia-Herzegóvina, na Suíça, na próxima terça-feira (16h de Brasília).

Inicialmente, ele não havia sido liberado para encarar o Palmeiras, mas a CBF voltou atrás alegando que recebeu a solicitação da Federação Paulista de Futebol (FPF).

"A liberação do jogador foi dada sob o compromisso assumido pela Federação Paulista de que Lucas se apresente para o treino da Seleção na segunda-feira, marcado para as 20 horas (16 horas de Brasília), em St. Gallen, na Suiça, cidade onde será disputado o amistoso", diz a CBF em nota.

A CBF informou ainda que manterá o processo contra o técnico são-paulino Emerson Leão.

Nesta sexta-feira, Leão reclamou publicamente do fato de apenas Lucas não ter sido liberado. O zagueiro Dedé, do Vasco, por exemplo, havia conseguido a liberação e poderá enfrentar o Fluminense pela decisão do primeiro turno do Estadual do Rio contra o Fluminense (também às 16h de domingo).

O treinador do São Paulo chegou ainda a insinuar, na manhã de hoje, que a CBF ou a Federação Paulista de Futebol teriam aconselhado o São Paulo a pedir que Lucas levasse um terceiro cartão amarelo, assim ficaria suspenso.

"Então por que não toma o cartão amarelo? Eu sei que falaram isso na reunião da entidade, que assim não teria reclamação. As entidades punem o jogador que tomam cartões e depois vem pedir para tomar? O que é isso?", disse.

À tarde, o diretor de seleções da CBF, Andres Sanchez, chamou Leão de mentiroso e que iria abrir um processo esportivo contra o treinador.

"O Leão é um mentiroso. Ele vai ter de responder as acusações na Justiça. O São Paulo sequer pediu a liberação do Lucas do amistoso", afirmou Andrés em entrevista para a "Sportv". A diretoria do Morumbi só havia feito um pedido informal para a FPF.

Após a declaração de Andres, a CBF colocou uma nota em sua página na internet (veja abaixo o comunicado).

"A CBF entrará na segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com uma representação contra o técnico Emerson Leão, do São Paulo.

A representação se dá por conta das declarações infundadas do treinador, que afirmou que uma pessoa ligada à CBF teria sugerido ao jogador Lucas, meio-campo do São Paulo e convocado para a disputar o amistoso da Seleção contra a Bósnia no dia 28 de fevereiro, forçasse uma suspensão por cartões amarelos para ficar de fora da partida deste domingo de seu clube, que enfrenta o Palmeiras pelo Campeonato Paulista."

Ainda sem saber da liberação de Lucas, Leão disse que foi avisado por uma pessoa que estava na CBF da possibilidade de a entidade sugerir ao Lucas forçar a suspensão.

"O Lucas não sabe de nada. Um dos relacionamentos que eu tenho dentro da CBF me contou que foi falado, em uma reunião ou em uma conversa informal, assim: "Por que não toma o cartão amarelo e resolve problema?", disse Leão para a rádio Transamérica.

Ele não revelou quem contou a história, mas declarou que essa pessoa não costuma mentir. "O que escutei foi isso, não sei se a minha fonte contou a verdade ou entendeu errado."

Primeira Edição © 2011