Você sabe manter seus lábios hidratados?

Saiba quais são os melhores hidratantes e os hábitos que evitam o ressecamento

23/02/2012 05:53

A- A+

R7

compartilhar:

Lábios hidratados são essenciais em qualquer estação do ano, mas nem sempre é fácil mantê-los longe da ação do vento, das baixas temperaturas ou do sol escaldante. Segundo a dermatologista Magda Expósito, do Hospital Santa Catarina em São Paulo, o ideal é começar a cuidar da hidratação antes do verão, para que os lábios cheguem intactos à alta estação - e assim se mantenham. "O importante é sempre prevenir, não esperar o lábio chegar a uma situação critica para tomar uma atitude", indica a profissional. Mas como manter a boca sempre hidratada? Responda às perguntas a seguir e descubra o que fazer para hidratar essa mucosa do corpo.

Dicas

1 - Segundo o dermatologista Jayme de Oliveira Filho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP), as melhores opções para hidratação dos lábios são os lip balms, as pomadas e cremes específicos para a região. "Outra boa opção é a vaselina sólida em potinho, embora o gosto não seja tão agradável", completa a dermatologista Magda Expósito.

2 - A manteiga de cacau ajuda na hidratação, mas, dependendo do caso, pode não ser suficiente. "A manteiga de cacau em bastão seco não é suficiente em alguns casos", diz a dermatologista Magda Expósito. "Ela hidratará, mas sem reparação, precisando ser associada a um hidratante reparador."

3 - Bons hidratantes labiais são facilmente encontrados na farmácia e é possível identificá-los com uma breve olhada no rótulo. A dermatologista Magda Expósito conta que os melhores são os que contêm na fórmula manteiga de karité, ácido hialurônico e ceramida. Esses componentes, além de hidratar, também reparam.

4 - "O ressecamento do lábio pode estar relacionado à alergia, inclusive de cosméticos", conta Magda Expósito. "Se uma pessoa tem sensibilidade a um componente de um batom, gloss ou até mesmo hidratante labial, pode ser que o ressecamento piore em vez de melhorar." Isso pode acontecer, principalmente, em hidratantes labiais com perfumes ou corantes.

5 - Os lábios também precisam de proteção solar, e não apenas no verão. "O filtro solar labial evita a piora do ressecamento e a predisposição a formação de lesões cancerígenas na região", explica o dermatologista Oliveira Filho. Além disso, lembra Magda Expósito, o uso de protetor labial com protetor solar evita o aparecimento de herpes labial causada pelo sol. "Quando há exposição solar, é importante reaplicar o protetor labial de três em três horas, exatamente como é feito com o protetor para a pele", afirma a especialista.

6 - Batons 24 horas, para durarem bem nos lábios, costumam ser secos, ressecando ainda mais a mucosa da boca. A dermatologista Magda Expósito conta que, se o batom for muito emoliente, ele vai 'escorrer' e não vai durar. "A forma de ele fixar mais é aderir mais ao lábio, e essa aderência pode provocar ressecamento", explica.

7 - A hidratação do corpo inteiro - inclusive dos lábios - depende da ingestão adequada de água. Por isso que um dos primeiros sinais da desidratação no corpo inteiro se manifesta na boca. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água compromete a produção desse líquido e deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi, de Santo André. Já que os lábios também são envolvidos por pele, a regra também é válida para eles.

8 - Tudo depende da necessidade. Para Magda, quando os lábios estão ressecados demais, o ideal é que o lip balm (ou outro hidratante) seja reaplicado uma vez a cada hora. "Isso até que a pele se regenere. Depois de cicatrizada, pode-se passar de manhã, após o almoço e à noite", aconselha.

9 - Quando os lábios estão ressecados, a primeira reação é umidificá-los com a língua, certo? Mas esse hábito, segundo os dermatologistas, até piora o quadro de ressecamento. "Existem enzimas digestivas na saliva que destroem a camada superficial dos lábios, quando em constante contato", explica Jayme de Oliveira Filho. Outro hábito a ser evitado é o de puxar a pele ressecada - atitude que, lembra a dermatologista Magda Expósito, impede a cicatrização dos lábios.

10 - Uma alimentação balanceada também é amiga de lábios hidratados! "Alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, betacaroteno e sais minerais desempenham papel protetor da pele e suas mucosas", afirma o dermatologista Oliveira Filho.

11- Alimentos ácidos e muito condimentados ressecam os lábios.

Primeira Edição © 2011