Saúde apresenta balanço de atendimento no Carnaval

Carnaval: Samu recebeu mais de 9 mil ligações; destas, 73,5% foram trotes

23/02/2012 09:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O período de Carnaval deste ano foi menos movimentado do que em 2011 no Hospital Geral do Estado (HGE). De sábado (18) até quarta-feira de cinzas, a unidade hospitalar prestou assistência a 1.199 pacientes, representando uma média de 240 atendimentos por dia. No Carnaval de 2011, a média de atendimento diário foi de quase 300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Do total de atendimentos nesse Carnaval, 613 foram em decorrência de casos clínicos; 347 foram vítimas de acidentes casuais; 116 de acidentes de trânsito; 101 de agressões (corporal, por armas de fogo e branca); 13 de acidentes de trabalho, cinco queimaduras e quatro tentativas de suicídio. Durante os cinco dias, o hospital realizou 52 intervenções cirúrgicas, a exemplo de drenagem de tórax, tratamento cirúrgico de fratura exposta e apendicectomia.

De acordo com Rogério Barboza, diretor interino do HGE, todos os esforços foram empreendidos pelos gestores e profissionais para assegurar um feriadão tranquilo, com assistência eficiente e de qualidade. “A Central de Assistência foi extremamente atuante na transferência de pacientes para as unidades de retaguarda, além dos ambulatórios 24h de Maceió e do interior que estão equipados e preparados para o atendimento dos casos de menor gravidade”, afirmou.

As escalas de plantão também foram planejadas para assegurar que todos os pacientes fossem assistidos conforme o protocolo de classificação de risco. “O empenho de cada colaborador do HGE é decisivo para melhorarmos a qualidade da saúde pública prestada pelo serviço público de Alagoas, principalmente quando se trata de urgência e emergência”, reforçou Rogério Barboza.

Ambulatórios

Durante os cinco dias de Carnaval, os ambulatórios 24h localizados em Maceió realizaram 4.130 atendimentos. O Noélia Lessa (na Levada) atendeu 746 pessoas; o Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins) realizou 789 atendimentos; no João Fireman (Jacintinho) foram 655 casos clínicos, 212 atendimentos na pediatria e 63 na odontologia; o Denilma Bulhões (Benedito Bentes) atendeu 672 pacientes; e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) realizou 200 atendimentos na pediatria e atendeu 462 casos clínicos. Na clínica infantil Daisy Brêda foram 310 atendimentos e 21 internamentos.


Samu recebeu 9.141 ligações no Carnaval

O número de ligações recebidas pelas Centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Maceió e Arapiraca, no período de Carnaval, aumentou em mais de duas mil ligações, referente ao período das prévias carnavalescas. Foram 9.141 ligações; e destas, 73,5% foram trotes. Nas prévias o número total de ligações recebidas foi de 7.120.

Apesar de Arapiraca ter uma população (216.108 habitantes) quase cinco vezes menor do que Maceió (943.109 habitantes), o número de acidentes envolvendo trânsito (atropelamento, colisão, com carros e motos, etc.) foi maior. Em Maceió, foram 38 e em Arapiraca foram 53.

O número de atendimentos envolvendo arma de fogo em Maceió foram 11 e Arapiraca apontou apenas um caso. Os atendimentos envolvendo arma branca (faca e outros instrumentos) em Maceió foram seis e em Arapiraca foi apenas um.

O atendimento por telefone, chamado telemedicina, apresentou em Maceió 409 casos e em Arapiraca 85 casos. Esses atendimentos são referentes à orientação do tipo: sobre como proceder em caso de febre alta, principalmente de crianças e adolescentes; tipo de medicação a ser usada; cólica em criança; além de queimaduras por insolação.


UE do Agreste registrou 660 atendimentos

O relatório quantitativo de atendimentos realizados pela Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH) durante os quatro dias de Carnaval, além da quarta-feira de Cinzas, registrou 660 atendimentos, sendo que 164 deles estavam relacionados a vítimas de acidentes motociclísticos.

O número representa 25% do total de atendimentos realizados durante o período. “Mais uma vez salvamos a vida dessas vítimas da imprudência e da falta de educação no trânsito”, disse o diretor da UEDH, Karlisson Valeriano.

As estatísticas apontam ainda um aumento superior a 200%, comparando-se aos dados fornecidos pela UE do Agreste durante o mesmo período do ano passado. Em 2011 foram registrados 50 atendimentos de vítimas de acidentes motociclísticos contra 164 deste ano.

As quedas de moto lideram as estatísticas, com 124 casos, seguido de colisões entre carro e moto (16), entre motos (13), atropelamento por moto (4), colisão entre moto e animal (4), moto e bicicleta (1) e outros (2).

Ainda foram registrados 96 casos de queda da própria altura, 19 casos de mordidas de cão, 19 de picadas de escorpião, 10 agressões por arma de fogo e 5 por arma branca.


Hemoal libera 347 unidades de sangue durante Carnaval

Durante o Carnaval o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) liberou 347 unidades de sangue para os hospitais públicos e privados de Alagoas. Somente o Hospital Geral do Estado (HGE) consumiu 154 unidades, seguido pela Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), que consumiu 92 unidades e o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), para onde foram levadas 11 unidades.

Nos cinco dias de folia, o Hemoal também dispensou sete unidades para a Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, mais dez para a Santa Casa de Misericórdia de Penedo e cinco para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Quanto ao atendimento a pacientes hemofílicos, de sábado (18) até a última quarta-feira (22) foram realizados 22 atendimentos no Ambulatório de Hematologia.

Primeira Edição © 2011