O que fazer quando o bronze na pele passa da conta

A radiação ultravioleta, que penetra na pele e pode causar queimaduras e, a longo prazo, até mesmo o câncer de pele

22/02/2012 07:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As cidades balneárias estão lotadas de foliões, turistas e pessoas que querem apenas pegar um bronze na pele. O problema são os excessos. Muita gente acaba esquecendo uma inimiga comum de quem passa o dia sob o forte sol do verão. Estamos falando da radiação ultravioleta, que penetra na pele e pode causar queimaduras e, a longo prazo, até mesmo o câncer de pele.

Os problemas inerentes à fotoproteção podem ser evitados mediante a adoção de medidas simples: evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h; aplicar filtro com fator de proteção solar (FPS) superior a 30 a cada 3 horas ou a cada 2 horas, se houver banho; aplicar o filtro 20 minutos antes da exposição ao sol e adquirir filtros específicos para crianças maiores de seis meses.

Em caso de queimadura, deve-se evitar passar na pele substâncias como manteiga, óleo, pasta de dente ou qualquer outra não recomendada pelo médico.

“Deve-se usar apenas água fria. Se não surgirem bolhas, pode-se passar um hidratante ou mesmo pasta dágua. Mas o ideal é procurar orientação médica, sobretudo se surgirem bolhas no local”, orienta a dermatologista Samya Diégues.

Primeira Edição © 2011