Após 40 anos, Líbia organiza primeiras eleições municipais

Em Misrata, cidade-símbolo de resistência ao governo de Muammar Khadafi, 100 mil se inscreveram para eleger o novo conselho local

21/02/2012 13:01

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Pela primeira vez em 40 anos, os eleitores na Líbia vão às urnas para escolher seus candidatos regionais. Os moradores de Misrata, que se tornou a cidade-símbolo de resistência ao governo do ex-presidente Muammar Khadafi (que morreu em outubro de 2011), estão entre os eleitores mais entusiasmados do país.

Mais de 100 mil eleitores de Misrata se inscreveram para escolher o novo conselho local, o equivalente à Câmara de Vereadores da cidade, que tem 280 mil habitantes. As eleições são históricas e na Líbia são apontadas como uma “invenção do ocidente”, pois eram proibidas no país. Mais de 240 candidatos se apresentaram para as 28 vagas de conselheiro municipal.

Para os especialistas, essas eleições municipais são interpretadas como uma espécie de ensaio para as majoritárias, marcadas para junho. Em junho, os líbios devem ir às urnas para a escolha de um novo Parlamento. Os organizadores esperam participação superior a 30%.

As eleições marcam também o aniversário de um ano da revolta popular. Em Misrata é feriado nacional. Os primeiros resultados devem ser anunciados pela Comissão Eleitoral ainda hoje (21). O clima é de festa em todo o país, segundo observadores.

Primeira Edição © 2011