Grupo Pão de Açúcar prevê 60 novas lojas Casas Bahia e Ponto Frio

18/02/2012 07:07

A- A+

Folha.com

compartilhar:

O Grupo Pão de Açúcar planeja abrir 60 novas lojas Casas Bahia e Ponto Frio em 2012, de acordo com Raphael Klein, presidente da Viavarejo (antiga Globex, que pertence ao grupo).

O movimento é feito após o fechamento de 58 unidades Ponto Frio no último trimestre de 2011, por baixa rentabilidade, nos nove Estados em que atua.

O executivo não detalhou a localização das novas lojas nem os investimentos previstos, mas afirmou que as do Ponto Frio dentro de shoppings terão foco na classe AB.

"São lojas com um ambiente mais `tecnológico', e com uma oferta mais ampla de eletrônicos."

No ano passado, foram inauguradas dez lojas da bandeira nesse modelo em shoppings -- tanto novas quanto reformadas. No total, a empresa abriu novas 26 lojas no ano passado: 20 Casas Bahia e seis Ponto Frio.

A Viavarejo foi responsável por 47% da receita líquida total do Grupo Pão de Açúcar em 2011, que somou R$ 46,6 bilhões. O lucro líquido consolidado ficou em R$ 718 milhões, valor 16% maior que o do ano anterior.

Mas o segmento de alimentos (com as bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí) ainda representa 92% do lucro.

"Aos poucos, a proporção vai se aproximar da participação [dos eletrônicos] verificada na receita de venda", disse Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar.

O executivo afirmou ainda que 2012 vai ser, para o grupo, um ano de "retomada de expansão", com foco na inauguração de mais lojas Minimercado Extra (para pequenas compras) e Assaí (atacarejo).

Devem ser abertas entre 60 a 80 lojas do primeiro formato na grande SP (mercado alvo) e de 15 a 20 lojas Assaí espalhadas pelo país.

Primeira Edição © 2011