Sesau orienta motoristas a redobrarem atenção no trânsito durante o Carnaval

Ação educativa aconteceu no Trevo de Marechal Deodoro e em frente ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)

17/02/2012 12:38

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Os motoristas de Marechal Deodoro e Maceió foram orientados, nesta sexta-feira (17), a respeitarem as leis de trânsito durante o feriado de Carnaval. A ação educativa, realizada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ocorreu no Trevo de Marechal Deodoro e em frente ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Além de distribuir material educativo, os técnicos prestaram informações aos motoristas e motociclistas, ressaltaram que direção e bebida não combinam e entregaram preservativos para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Também foram realizados testes do bafômetro em motoristas, que receberam orientação para respeitar a sinalização ao trafegar pelas rodovias alagoanas.

Com esta ação, segundo o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloi Yanes, a Sesau espera reduzir o número de acidentes de trânsito. Durante o ano passado foram registrados 3.800 acidentes de trânsito, 957 ficaram feridas e 29 mortes foram registradas.

As estatísticas de 2010 apontam ainda que, do total de internos no Hospital Geral do Estado (HGE), 60 foram vítimas de colisões, 26 de atropelamentos, sete de capotamentos e 46 de acidente com motocicletas. No ano passado foram computados 2.265 acidentes nas rodovias alagoanas, 131 pessoas morreram em consequência deles e 989 ficaram feridos.

“Os números do ano passado são preocupantes, pois estudo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelou que, 78% dos jovens dirigem após consumir álcool. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 50% das vítimas fatais no trânsito têm entre 18 e 34 anos”, salientou Eloi Yanes.

Sem álcool

O consumo de álcool é proibido porque os reflexos ficam mais lentos e o álcool também provoca euforia e quem bebe perde a noção e os limites. “Com isso, o condutor passa a agir de forma irresponsável e perigosa, além de prejudicar as funções normais do organismo e dificultar o estancamento do sangue”, informou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito.

Primeira Edição © 2011