Satélite recolherá lixo espacial da órbita da Terra

Os cientistas pretendem lançar o aparelho em 2017

17/02/2012 05:37

A- A+

Geek

compartilhar:

Um grupo de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criou um satélite capaz de retirar lixo espacial da órbita da Terra. O satélite CleanSpace One tem custo de aproximadamente 18 milhões de reais e será o primeiro satélite destinado a reduzir a poluição espacial. Os cientistas pretendem lançar o aparelho em 2017.

Cerca de 700 satélites ativos estão orbitando o planeta nesse momento nos enviando sinais de televisão, rádio e GPS. Porém, a enormes chances de que eles choquem-se com os inúmeros detritos alocados ao redor da Terra. Segundo especialistas, existem cerca de 16 mil objetos com diâmetro superior a 10 cm na órbita do nosso planeta. A órbita terrestre está cheia de todos os tipos de detritos flutuantes. Desde satélites abandonados até pedaços de naves espaciais quebradas orbitam nosso planeta, segundo o Mashable.

“Tornou-se essencial ter noção da existência destes detritos e dos riscos existentes com sua proliferação”, diz Claude Nicollier, astronauta e professor da Escola. Após seu lançamento, o satélite de limpeza terá que ajustar sua trajetória, a fim de encontrar com o seu alvo. Então, o CleanSpace One vai agarrar o outro satélite. Depois, vai trazê-lo de volta à Terra.

Primeira Edição © 2011