Twitter admite armazenar informações de contatos dos usuários do iPhone

16/02/2012 05:30

A- A+

Electronista

compartilhar:

O Twitter admitiu oficialmente nesta quarta-feira (15) que armazena informações de contatos a partir do seu aplicativo para iPhone, e que os dados ficam guardados por pelo menos 18 meses após o usuário utilizar o recurso “encontrar amigos” pela primeira vez. A declaração aconteceu depois de algumas suspeitas e reclamações de alguns usuários do smartphone da Apple sobre o serviço de microblog.

Essa função está disponível na versão móvel do Twitter, e usa o GPS ou a rede de dados da operadora para localizar contas do microblog que estejam relacionados ao usuário. A empresa informa que os dados armazenados em seus servidores incluem campos do catálogo de endereços como nomes, e-mails e números de telefone.

Essas informações eram coletadas sem nenhum tipo de aviso prévio aos usuários e sem a autorização dos mesmos, o que gerou diversas críticas ao Twitter. A única notificação enviada pelo software era sobre a busca de pessoas registradas no serviço a partir dos contatos do celular.

A porta-voz do Twitter, Carolyn Penner, informa que uma futura atualização do aplicativo para dispositivos móveis promete deixar claro o tipo de captação de dados obtidos pelos smartphones dos usuários, para evitar qualquer tipo de mal-entendido sobre os seus métodos de armazenamento.

Penner disse ao jornal L.A. Times: “Queremos ser claros e transparentes em nossa comunicação com os usuários. No lugar de ‘escanear os seus contatos’, vamos passar a usar ‘enviar os seus contatos’ e ‘importar os seus contatos’”.

A decisão é anunciada poucas semanas depois que um desenvolvedor de aplicativos criticou abertamente o serviço mobile do Twitter, que coletava e guardava a lista de contatos dos usuários do iPhone quando o usuário acionava o aplicativo pela primeira vez após uma instalação ou atualização.

O Twitter planeja atualizar os aplicativos para iOS e Android, mas não revela uma data para disponibilizar essa nova versão.

Primeira Edição © 2011