Taxa de ocupação hoteleira de Maceió está acima da média nacional

Alagoas deve ganhar mais 25 novos hotéis até 2014; só em 2012, o Estado recebe mais oito novos empreendimentos

16/02/2012 14:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O principal polo turístico do Estado, Maceió, apresentou uma variação positiva nos indicadores da ocupação hoteleira em 25,8%. Nos últimos dez anos, a taxa de ocupação média nos hotéis da capital Alagoana está acima da média do País. O Brasil cresceu 2,7% em 2011 e fechou o ano com uma taxa de ocupação em 69,14%, de acordo com os dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

Em 2011, a taxa de ocupação média nos hotéis de Maceió segundo informações do departamento de estudos e pesquisas da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) foi de 71,7%. Um crescimento de 0,6% em relação a 2010, mesmo com a chegada de três novos hotéis, resultando no acréscimo de 379 apartamentos e 1.198 leitos. Já em 2009, Maceió admitiu 70,9% na taxa anual de ocupação, já a taxa brasileira chegou apenas aos 60,7%.

O mês de janeiro do ano passado, em Maceió, apresentou a melhor taxa de ocupação hoteleira do período, chegando aos 91%. Visando atender a demanda do segmento no destino Alagoas, somente neste ano, estão previstos mais oito novos empreendimentos no setor hoteleiro alagoano, com uma oferta adicional aproximada de 1.340 apartamentos e 3.700 leitos.

Já em Março, está prevista a inauguração do Ritz Suítes e, no mês de junho, a inauguração do Hotel Holiday Inn, os dois situados em Maceió. A estimativa é que até a Copa de 2014 sejam lançados 25 novos hotéis no estado, entre novas construções e reformas, sendo oito deles na capital.

Para o superintendente de Investimentos da Setur, Marcos Pradines, a atividade hoteleira é uma grande agregadora da atividade econômica. “Até o ano passado foram gerados mais de 1500 empregos diretos e mais de 6 mil indiretos. Para este ano espera-se a geração de 1.600 empregos diretos e mais de 6 mil indiretos”, assegura.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, comemora o impulso do setor e o fomento da atividade. “Com a atração de investidores, estamos aumentando a nossa cartilha de hotéis e o número da taxa de ocupação também não pára de crescer. Consideramos uma conquista do nosso trabalho, que prepara roteiros, articula infraestrutura, capta investidores e mercados emissores de turistas nacionais e internacionais, além de promover o destino, seus produtos e serviços”, vibra.

O aumento da taxa de ocupação se deve também ao crescimento do fluxo de turistas. Segundo dados da Infraero, em 2011, mais de 1 milhão e 500 mil turistas passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares. Só em janeiro deste ano, Alagoas recebeu mais 175 mil turistas em voos domésticos e internacionais. Além do fluxo composto pelos cruzeiristas, que totalizam na temporada 201/2012 mais de 100 mil visitantes.

Carnaval

O período de feriadão está aquecido. Muitos hotéis, resorts e pousadas estão com os 100% de ocupação, mas a média para os hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) está em 92,23%.

Segundo o presidente da ABIH-AL, Glênio Cedrim, mesmo não sendo um destino de folia, Maceió é um refúgio para um carnaval de muita tranquilidade e de sol e mar. Com este segmento no mercado, lotamos nossos hotéis e comemoramos uma ocupação acima dos 90% na rede hoteleira alagoana. 

Primeira Edição © 2011