Semas promove cursos profissionalizantes através do Pronatec

16/02/2012 06:43

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através da Coordenação Geral de Programas Especiais Complementares (CGPEC) vai disponibilizar 3.052 vagas para cursos de capacitação profissionalizantes em 2012. As vagas serão destinadas a beneficiários cadastrados nos programas sociais da pasta. A iniciativa está inserida no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

            O Pronatec foi lançado pelo governo federal em outubro do ano passado e em Maceió começa a ser executado sob a coordenação da Semas, que em 2011 promoveu 70 cursos, capacitando 1.400 pessoas, muitas delas foram inseridas no mercado de trabalho. Um dos principais objetivos dessa profissionalização é ampliar as possibilidades de inserção no mercado dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio de incremento da formação e qualificação profissional.

            Serão parceiros dessa ação o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac). Dentre os cursos ofertados estão padeiro, eletricista predial, ajustador mecânico, camareira, operador de telemarketing.

As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: Cadastro para Pessoas Físicas (CPF) e o Número de Informação Social (NIS) da família. Os dados serão encaminhados para o Sistema Nacional de Informação e Educação Profissional Tecnológico.

Os cursos serão realizados no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, no Senai, no bairro do Poço, Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, no Senai Tabuleiro, no Senac Poço e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Maiores

Os cursos serão realizados nas duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, no Poço, e a outra no Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, no Tabuleiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e os Cras também servirão de local para realização dos cursos profissionalizantes.

Primeira Edição © 2011