Economia da Espanha encolhe pela primeira vez em 2 anos

16/02/2012 06:45

A- A+

Reuters

compartilhar:

A economia espanhola encolheu pela primeira vez em dois anos no quarto trimestre, o começo do que economistas temem ser uma prolongada queda, com Madri implementando duras medidas de austeridade para reduzir um enorme déficit orçamentário.

O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,3 por cento no quarto trimestre em uma base trimestral, como previsto em estimativa preliminar, após ficar estagnado no terceiro trimestre, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

Em uma base anual, a economia cresceu 0,3 por cento no quatro trimestre, em linha com o consenso das projeções da Reuters e comparado com a taxa de 0,8 por cento registrada no terceiro trimestre.

"Alguns países da zona do euro podem até evitar uma recessão, mas isso pode ser mais difícil para a Espanha. Dada a necessidade de consolidação fiscal no país e a pressão que isso coloca na demanda doméstica, será muito difícil para a Espanha evitar recessão", afirmou o economista da RBS Nick Matthews.

Enquanto isso, o novo governo da Espanha luta para reduzir um déficit orçamentário estimado em 8 por cento do PIB em 2011 para uma meta de 4,4 por cento este ano, implicando em cortes necessários de aproximadamente 45 bilhões de euros, conforme estimado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que o PIB vai se contrair 1,7 por cento em 2012 e que a economia continuará fraca durante o próximo ano, pressionada pelas agressivas medidas de austeridade do governo.

Em 2011, a economia cresceu 0,7 por cento, após recuo de 0,1 por cento em 2010.

Primeira Edição © 2011