Vigilância Sanitária Estadual realiza inspeção em fábricas de gelo

15/02/2012 14:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Para assegurar a qualidade do gelo consumido no refrigerante, uísque e suco dos alagoanos, a Vigilância Sanitária Estadual realizou a inspeção de 13 fábricas alagoanas. Concentradas nos municípios de Marechal Deodoro, Piaçabuçu, Messias, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira, elas foram inspecionadas durante esta semana.

Em todos os estabelecimentos ficou constatado que o gelo produzido atende aos padrões preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que o produto não oferece risco à saúde dos consumidores. Para comprovar a qualidade do gelo fabricado, foram analisados os alvarás de funcionamento, a procedência da água utilizada como matéria-prima, a condição do maquinário e o nível de higiene dos estabelecimentos.

Em algumas fábricas foram detectadas não conformidades com a legislação vigente, a exemplo da falta de manuais de procedimentos. Nestes casos, os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual estipularam um prazo de 30 dias para que os proprietários das fábricas de gelo regularizem conforme determina a Anvisa.

“As falhas detectadas não comprometem a qualidade do produto, pois as não conformidades podem ser corrigidas sem que as fábricas tenham que ser interditadas. No entanto, caso não se adequem no prazo de 30 dias, os proprietários responderão a procedimentos administrativos, podem ter os alvarás caçados e os estabelecimentos podem ser interditados”, explicou a técnica do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Tânia Bezerra.

Quanto às fábricas de gelo situadas nos demais municípios alagoanos, Tânia Bezerra informou que as inspeções cabem às Vigilâncias Sanitárias Municipais. Ela orienta que, em caso de problemas com a qualidade do gelo comercializado, os alagoanos podem fazer denúncias junto ao Disque Denúncia da instituição 3315-3779/6691.

Qualidade do gelo – Para que o gelo comercializado tenha qualidade, ele deve ser fabricado com água tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ou captada de poços artesianos inspecionados. A manipulação da água não pode ser manual, bem como o envase do gelo, e todo o local da fabricação deve ser mantido sob rígido controle de higiene.

Primeira Edição © 2011