Teotonio Vilela discursa em sessão solene de abertura dos trabalhos em 2012 na ALE

Governador fez balanço da educação, segurança, economia e saúde

15/02/2012 14:53

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Para oficializar a abertura dos trabalhos do Legislativo em 2012, uma sessão solene foi realizada na tarde desta quarta-feira (15) na ALE. O principal orador no plenário da Casa Tavares Bastos foi o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Em um discurso extenso, Teo tocou em pontos, que segundo ele, serão prioridade em Alagoas para este ano. A violência, que em 2011 arrematou índices preocupantes, foi o principal foco da mensagem governamental. Depois de saudar os presentes à Casa, o governador começou a falar acerca dos seus cinco anos de mandato.

Economia

Teo deu destaque aos principais avanços econômicos conquistados durante a sua gestão até agora. Da instalação do Estaleiro Eisa, no município de Coruripe, que segundo ele “trará desenvolvimento econômico ao baixo São Francisco” e garantia de crescimento da economia alagoana. O turismo também foi lembrado na mensagem governamental.

Saúde e Educação

Depois de um ano onde problemas em dois dos principais serviços públicos que movem o Estado, Teo garantiu que os investimentos na rede pública de saúde e educação serão prioritários do programa “Alagoas Tem Pressa”. Além do combate ao analfabetismo, o governador disse que "outro desafio é a reforma das escolas estaduais". Sobre a saúde e a taxa de mortalidade infantil, o líder tucano disse que seu governo conquistou uma redução nos índices e lembrou a instalação do Samu Neonatal.

Segurança

“Estamos vigilantes.O esforço é grande porque o desafio é imenso. Ninguém muda uma realidade de violência da noite para o dia”, declarou. Teo disse ainda que o governo está trabalhando para a capacitação das equipes que formam a Secretaria de Defesa Social (Seds) para a elucidação dos crimes e no fortalecimento de políticas de enfrentamento ao crime organizado.

A mensagem do governador constava ainda a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas de 2010. Segundo Teo, 65% das obras já foram concluídas, beneficiando depois de quase dois anos de espera, as famílias que perderam suas casas.

Ao final de seu discurso, agradeceu a presença dos 17 parlamentares presentes e da imprensa. “O alagoano é um povo bom e hospitaleiro, só precisa da devida atenção do poder público”. O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo (PSDB), encerrou a solenidade e convocou a nova sessão para a próxima quinta-feira (23).
 

Primeira Edição © 2011