Santos dá adeus ao clima tranquilo para encarar obstáculos de La Paz

Delegação se preparou em Santa Cruz de la Sierra, onde teve incentivo e clima tropical. Agora, encara altitude de 3.660 metros, frio e pressão

15/02/2012 05:14

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

A Libertadores vai começar de verdade para o Peixe nesta quarta, às 19h45m, contra o The Strongest. Até o momento, a delegação conviveu com clima quente, parecido com o de Santos, muitos torcedores a favor, como está acostumado no Brasil, e sem qualquer altitude. Foi este o panorama encontrado pelos santistas em Santa Cruz de la Sierra, cidade tranquila e com aproximadamente 2 milhões de habitantes, que recebeu o time de segunda até esta quarta-feira. Agora, a equipe irá enfrentar altitude de 3.660 metros, frio e pressão em La Paz.

A tranquilidade da cidade de aclimatação fica nítida em uma rápida volta pelo local. Tradicional praça de Santa Cruz de la Sierra, a 24 de Septiembre, que abriga a casa do governo local, ilustra a calmaria, com crianças se divertindo alimentando centenas de pombos, além de pessoas jogando xadrez.

O que também ajudou o Peixe foi o alto número de estudantes brasileiros na cidade. A maioria deles vai para a Bolívia pelo baixo custo da faculdade de medicina. E os jovens se mobilizaram para ver Neymar e os demais santistas, no único treino do Alvinegro no município, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera.

Os jogadores se sentiram bem à vontade durante a curta estadia no município. Porém, tudo isso vai mudar. O oxigênio facilmente respirado de Santa Cruz, 400 metros acima do nível do mar, agora será substituído pelo complicado ar de La Paz. No local da estreia alvinegra contra o The Strongest, da Bolívia, a temperatura também promete ser baixa. A previsão é de que a mínima chegue a aproximadamente Cº 5.

Como se não bastasse, os santistas agora terão de conviver com a torcida contra. Os fanáticos pelo "Tigre" (apelido do adversário) estavam em pequeno número em Santa Cruz, cidade localizada a 800 km de La Paz, onde há maior concentração de adeptos ao The Strongest. O panorama de hostilidades, porém, não assusta.

- Ficamos sabendo que lá é bem frio, a temperatura aqui está excelente. Teremos dificuldades lá, mas estamos preparados. Estou doido para chegar a hora de começar mais uma Libertadores. Esperamos ser vitoriosos como no ano passado - deseja Rafael.

Para que o caminho se repita, o Alvinegro terá de passar logo de cara pela prova de fogo de La Paz.

Primeira Edição © 2011