Robinho vira protagonista, faz dois gols e ajuda Milan a atropelar Arsenal

Atacante brasileiro e Ibrahimovic têm grande atuação na goleada por 4 a 0 no San Siro. Ingleses não contarão com Henry para tentar milagre em Londres

15/02/2012 17:50

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

Se nos últimos tempos Robinho ouviu mais críticas do que elogios pelas suas atuações no futebol europeu, esta quarta-feira foi um dia de forra para o ex-santista. Diante de um adversário de peso, o atacante assumiu o papel de protagonista no Milan, balançou as redes duas vezes e ajudou os rossoneri a abrirem excelente vantagem com a goleada por 4 a 0 sobre o Arsenal, no San Siro, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Os dois gols do brasileiro, que não foi convocado pelo técnico Mano Menezes para o amistoso contra a Bósnia no próximo dia 28, tiveram participação direta do sueco Zlatan Ibrahimovic, que ainda deixou o seu em cobrança de pênalti. O ganês Kevin Prince-Boateng, com um chutaço, abriu o placar no jogo que marcou a despedida do francês Thierry Henry dos Gunners – ele retornará ao RB New York depois de curto empréstimo.

A situação dos italianos é tão cômoda que podem ser derrotados por três gols de diferença na partida de volta, dia 6 de março, no Emirates Stadium, para ainda ficarem com a vaga nas quartas. Como o gol fora de casa é critério de desempate, nem uma goleada por 5 a 1 serviria para os ingleses – a repetição do placar a favor do Arsenal levará o duelo para a prorrogação.

Van Persie vestia a camisa 10. Walcott era o 14. Vermaelen o 5. Definitivamente, foi o Arsenal que entrou no gramado do San Siro com o uniforme todo de amarelo. Mas, para o Milan, o time londrino não passou de um Chievo, adversário o qual está mais do que acostumado a vencer no Campeonato Italiano.

Uma simples comparação pode resumir como foi o primeiro tempo. Liderados por uma grande atuaçãode Boateng, que retornava de lesão, e Ibrahimovic, os donos da casa sobraram. Em 15 minutos, foram quatro boas chances, com Seedorf, Abate, Emanuelson e Boateng. A última delas, inclusive, entrou: o ganês recebeu excelente lançamento de Nocerino e fuzilou. A bola bateu no travessão e morreu dentro da meta de Szczesny.

Com muitas dificuldades para trocar passes no campo ofensivo, o Arsenal acabou engolido pelo Milan. Aos 37, Ibrahimovic recebeu passe na ponta-esquerda e ainda fez uma finta para fugir da marcação de Sagna antes de cruzar na cabeça de Robinho. O brasileiro não perdoou e ampliou.

Vale ressaltar que a vantagem dos rossoneros poderia ter sido ainda maior, mas Boateng e Antonini não aproveitaram dois passes precisos do centroavante sueco nos acréscimos.
O que acabou barato começou caro para os visitantes. Mesmo com Henry no lugar de Walcott, o Arsenal não resistiu ao forte ritmo do Milan e sofreu o terceiro aos quatro.

Ibrahimovic carregou a bola até a entrada da área e rolou para Robinho, que acertou bonita finalização no canto direito e se consagrou com os seus primeiros gols na fase mata-mata da Liga dos Campeões.

O resultado, àquela altura, era excelente para o time de Massimiliano Allegri. O treinador passou a adotar o contra-ataque como principal arma. Com isso e Henry, que fazia sua despedida do Arsenal, os visitantes conseguiram ao menos jogar.

Só que a primeira grande oportunidade não veio tão rápido. Somente aos 20, quando Song tocou para o francês, que desviou de calcanhar com a classe que lhe é peculiar. A bola subiu e Van Persie pegou de primeira, obrigando Abbiati a realizar grande defesa.

O Arsenal passou a ficar mais com a bola, mas seguia ameaçado. E acabou punido pela fragilidade de sua defesa. Aos 33, Ibrahimovic gingou sobre Djourou na grande área e foi derrubado. Pênalti que o sueco cobrou para definir o atropelamento.

Havia tempo ainda para outro brasileiro deixar o seu. Mas Pato, que substituiu um ovacionado Robinho, não aproveitou a chance em frente a Szczesny. A julgar pelo jogo de ida, não fará falta.
 

Primeira Edição © 2011