Reunião define estratégias para desenvolvimento turístico de Japaratinga

Projetos para ampliação do turismo e da agricultura foram discutidos na Desenvolve

15/02/2012 08:09

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Empresários e secretários municipais do município de Japaratinga, distante 115 km de Maceió, se reuniram na quarta-feira (14), com os diretores da Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas, para tratar sobre o interesse dos gestores em participar do programa de certificação de praias, denominado Bandeira Azul, com intuito de alavancar o turismo na região.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Japaratinga, Antonio Joaquim, o objetivo da parceria com a Desenvolve é dinamizar a economia da região, com foco nos negócios ligados ao turismo e a agricultura. “Somos muito fortes no cultivo da cana-de-açúcar e da pesca, agora queremos que o setor turístico também cresça, por isso buscamos apoio para áreas específicas com o aprimoramento do artesanato e dos roteiros ecológicos”, ressaltou o secretário.

Para o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, as ações serão focadas nas demandas trazidas pelos gestores. “Fizemos uma exposição das ações que já estamos implementando na região, como projetos de apoio à agricultura periurbana, ao planejamento municipal e a certificação das praias com o programa Bandeira Azul”, salientou Fábio Leão.

O diretor também informou que vai agendar uma reunião com a coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e com técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para tratar das demandas apresentadas pelo secretário de agricultura do município, que envolve a construção de casas de mel, casas de farinha e centrais de comercialização na região.

A analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, ressaltou a importância do interesse dos representantes de Japaratinga para o desenvolvimento turístico da região.

Encaminharei o modelo de ofício para manifestação do interesse do município ao Instituto Ambiental Ratones (IAR) para se candidatar ao Bandeira Azul, além de outras obrigações acessórias e do momento atual das capacitações do programa de apoio ao planejamento municipal e da rodada de negociação dos empresários com os agricultores familiares da região”, concluiu a analista.

Primeira Edição © 2011