Promotores italianos pedem 5 anos de cadeia para Berlusconi

15/02/2012 09:38

A- A+

Yahoo

compartilhar:

Promotores da Justiça italiana pediram nesta quarta-feira que o ex-primeiro-ministro Silvio Berleusconi seja condenado a cinco anos de prisão por ter pago cerca de US$ 600 mil em propina para que uma testemunha mentisse para protegê-lo em uma investigação policial.
O advogado David Mills, marido da ex-ministra da Casa Civil do Reino Unido, Tessa Jowell, recebeu o dinheiro para proteger os interesses dos negócios de Berlusconi em seu depoimento, segundo a acusação. Mills foi condenado a quatro anos e meio de cadeia por obstrução à Justiça.

Se Berlusconi for condenado, seus advogados ainda terão direito de recorrer, e o caso pode ser arquivado pois a denuncia do crime é do ano de 1997, excedendo o prazo do Estatuto das Limitações da Justiça italiana.

O ex-primeiro ministro ainda enfrenta outros três processos, nos quais é acusado de sonegação de impostos, de pagar por favores sexuais a menor de idade, e de liberar informações financeiras confidenciais da Itália. Sobre a última acusação, Berlusconi comparecerá em 15 de março a julgamento na Corte de Milão.

Primeira Edição © 2011