Joel Santana inicia nova era pela Libertadores

Perto da estreia, técnico do Fla diz que trauma é passado, apimenta polêmica Pelé x Maradona e garante que Ronaldinho 'é do bem'

15/02/2012 05:10

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Aos 63 anos, Joel Santana começa nesta quarta-feira, às 22h, mais uma disputa de Libertadores, diante do Lanús. Na sua quinta passagem pelo Flamengo, o treinador exibe fios brancos na cabeça, mas ainda não é de preocupação. Segundo ele, que admite pintar os cabelos, é charme.

Simples, de palavras fáceis e sempre com boas tiradas, Joel bateu um papo com o GLOBOESPORTE.COM. No começo da entrevista, é possível perceber um treinador com declarações mais sérias. Ele promete que será a última vez que comenta a eliminação para o América do México, em 2008, e destaca Ronaldinho Gaúcho como um futuro amigo.

- É um cara do bem, como muitos outros com que trabalhei que falavam que não eram do bem: o Baixinho é do bem, o Edmundo, o Renato Gaúcho... Nunca tive problemas com os caras. Não ia ter problema agora com o Ronaldo.

Aos poucos, porém, Joel passa a ser o Joel de sempre. Primeiro, ao dar uma cutucada nos argentinos na comparação entre Pelé e Maradona.

- Eles se acham donos do mundo. Eles querem comparar Maradona com Pelé, quer coisa mais absurda do que isso? Não dá, né!

Depois, o carioca nascido na Rua Bariri, em Olaria, subúrbio do Rio, se diz feliz por voltar a andar pela cidade com seu chinelo de dedo e tomar café na padaria.

Em Salvador, Joel ficou impressionado com ensopado de ostras, peixe e camarão. Mas nada que possa roubar o posto do seu prato preferido:

- Macarrão com salsicha é o titular porque é o prato que sei fazer quando estou sozinho. Está de bom tamanho. Se frita um ovo, aí vira banquete. Vou fazer o que, chorar da vida?

Não, ele sorri. Muitas vezes, o jeito Joel de ser rendeu ironias. Como no episódio quando comandava a África do Sul. Ao dar uma entrevista num inglês suspeito, o treinador virou alvo de sátiras. Na época, ficou magoado. Hoje, faz piada consigo mesmo e ganha dinheiro num comercial de refrigerante.

- Pode ser? Pode ser. Pode to be? Pode to be. Tudo pode, a vida é assim. Aproveitei uma sátira que fizeram, que até ultrapassou os limites, arrumou-se um jeito e transformamos numa propaganda que deu certo, que marcou, que está bombando. E vai sair outra - anunciou o treinador.

O próximo slogan ele não revela. Mas na marca de Joel está escrito: simplicidade e felicidade de viver. E também de rir. E fazer rir.

Primeira Edição © 2011