Jequiá da Praia tem piscicultura como opção de geração de renda

15/02/2012 08:20

A- A+

Redação com Sepaq/AL

compartilhar:

Nesta terça-feira (14), o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, entregou ao município de Jequiá da Praia cerca de quatro mil alevinos como início da produção de tilápia naquele local. Os principais beneficiados foram os pescadores da Colônia Paulo Bandeira, a Z-13 e vai favorecer 18 famílias e servirá como uma nova alternativa para os trabalhadores.

“No mundo, essa criação em tanques-rede, tem provado sua eficiência, tanto no retorno financeiro, quanto na gratificação de realizar esse tipo de trabalho. Com a união de todos, as chances de dar certo, são muito maiores”, destacou o secretário Regis Cavalcante garantindo acreditar que esse projeto é uma das alternativas para aumentar a renda e gerar mais emprego na região.

O prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, completou a fala do secretário agraciando o Progaram Alagoas Mais Paixe e citou outra ação da Sepaq, que também está presente no município.

“Jequiá tem um grande potencial para piscicultura. Já havíamos tentado colocar em prática a questão dos tanques-rede, porém sempre apareciam imprevistos que impossibilitava o sucesso, mas agora com o Programa Alagoas Mais Peixe, que é a contrapartida e assistência técnica do governo, ficou muito mais fácil seguir as etapas, priorizando o que era mais importante e gerando mais desenvolvimento para o município”, comemorou o prefeito.

José Ernandes Rocha dos Santos é um dos beneficiados com o Programa. Ele estava desempregado até surgir a nova oportunidade. “É algo novo, não temos experiência, mas temos força de vontade, e essa parceria com a Sepaq é fundamental para depois podermos caminhar com nossos próprios pés”, contou.

Além de vender o peixe fresco por quilo, os produtores ainda podem agregar valor ao produto, com a separação do filé, que é a filetagem, e a venda do couro da tilápia, que serve como matéria-prima para diversos tipos de artesanato. Durante o ano, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) realizará capacitações em parceria com outras instituições para ensinar essas atividades.
 

Primeira Edição © 2011