Sesau apoia ações educativas nos municípios para o Carnaval

14/02/2012 09:30

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), diversos municípios do Sertão alagoano realizam, nesta quarta-feira (15), uma ação educativa visando um Carnaval seguro. A atividade acontece das 8h às 14h, no trevo entre São José da Tapera e Olho D’Água das Flores, onde técnicos de várias áreas vão conscientizar motoristas e a população em geral.

Além das duas cidades, participam da campanha ainda Santana do Ipanema, Carneiros, Senador Rui Palmeira e Pão de Açúcar. Durante todo o dia, serão abordados temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, prevenção da dengue, uso de álcool, perigos quanto à intoxicação alimentar durante o período carnavalesco e cultura da paz.

O Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) também estará presente para realizar uma simulação de acidente de trânsito. Segundo o secretário adjunto de Saúde de São José da Tapera, José Otávio, a ideia é mostrar a população os riscos da direção imprudente. “Queremos causar impacto e fazer as pessoas refletirem”, diz.

Ele acrescenta que a ação vai distribuir ainda material educativo e preservativos para que os foliões tenham um Carnaval seguro. “No ano passado já realizamos uma atividade do tipo, mas essa será ainda maior e vai contar com a participação da Polícia Rodoviária Federal. Queremos chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre essas questões”, expõe.

A campanha é organizada pelo Núcleo de Promoção em Saúde de São José da Tapera e tem como objetivo principal integrar as redes de assistência, minimizando indicadores negativos para a qualidade de vida da população. Além da blitz de conscientização, durante o dia serão promovidos também desfile de blocos carnavalescos e apresentações de bandas.

Teotônio Vilela

Nesta quarta-feira, uma ação do tipo será realizada também no município de Teotônio Vilela, que promove um desfile carnavalesco voltado para temas da saúde. O bloco, que será destinado aos servidores do município, vai abordar temas como sexo seguro, planejamento familiar, educação no trânsito, prevenção da dengue e vacinação.

De acordo com o organizador da iniciativa, Elton Fagner Oliveira, o desfile será dividido em alas e cada uma abordará um dos tópicos em questão. “Vamos sair pela principal avenida em direção ao clube recreativo da cidade e os agentes de saúde e outros servidores vão abordar os temas com mascotes em cada ala. A população também poderá participar assistindo”, conta ele.

A concentração do bloco começa às 13h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Teotônio Vilela. A saída acontece às 14h.
 

Primeira Edição © 2011