Plano Municipal de Políticas Públicas LGBT será lançado dia 28 fevereiro

14/02/2012 15:38

A- A+

Secom

compartilhar:

Aconteceu nesta terça-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a abertura da Oficina para a Construção do Plano Municipal de Políticas Públicas e Promoção da Cidadania LGBT. O evento que prossegue até esta quarta-feira (15), tem o objetivo de debater opiniões para que, de forma coletiva, seja construído um documento sobre o tema, que será lançado no próximo dia 28 de fevereiro, em Maceió.

O encontro foi aberto com a participação da coordenadora de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual, Ana Pereira, da assessora especial de Direitos Humanos, Mabel Freire - que representou o secretário Francisco Araújo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - e pela assistente social Ana Tojal, que destacaram o comprometimento da Prefeitura de Maceió com a inclusão social desses indivíduos e com a construção de uma cultura de respeito, independente de identidade, gênero sexual ou etnia.

Segundo Mabel Freire, a Semas vive, hoje, grandes desafios, pois recentemente absorveu a área de Direitos Humanos, que envolve um esforço em prol das minorias. “A homofobia ainda é muito presente na nossa sociedade. Há discriminação na escola, nas instituições e até mesmo na família. Esse plano é um avanço, um marco para o Nordeste”, salientou.

Ainda neste encontro, o secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, apresentou um histórico do movimento LGBT e o seu impacto nas políticas públicas. Para ele, esta oficina representa o compromisso da Prefeitura de Maceió, através das diversas secretarias, no enfrentamento da violência contra a mulher - numa campanha que vem sendo divulgada na mídia - e agora com o movimento LGBT. “A proposta é fazer as políticas públicas acontecerem”, pontuou.

Estiveram presentes ao encontro representantes do movimento LGBT, da Coordenação de Promoção das Minorias (Cris de Madri), das diversas secretarias municipais e de órgãos do Estado.

Primeira Edição © 2011