MPF dá parecer a favor de contas do Twitter que alertam sobre radar e blitz

AGU foi à Justiça alegando violação do Código Penal e de Trânsito. Ação pede suspensão de contas do Twitter de Goiás que fazem alertas

14/02/2012 12:13

A- A+

G1

compartilhar:

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em Goiás apresentou nesta segunda-feira (13) parecer contrário à ação civil pública que pretende bloquear contas do Twitter que avisam sobre a localização de radares e que divulgam informações sobre data, hora e local de blitz policial.

O parecer foi apresentado em uma ação da Advocacia Geral da União, que pretende bloquear imediatamente esses alertas em Goiás. O pedido se refere especificamente aos alertas no estado, mas, dependendo da decisão do juiz, pode vir a ter impacto em todo o país.
A informação sobre a ação judicial foi divulgada pela AGU nesta segunda-feira (6), mas o processo foi protocolado no fim de janeiro. A Justiça ainda não analisou o pedido.

O MPF pede que a ação seja negada ou que o processo seja extinto sem julgamento. Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ailton Benedito, a petição da AGU é inepta. “É absolutamente irracional, desde a pressuposição de convivência em sociedade aberta, constituída sobre os alicerces de liberdade, que se divise alguma possibilidade de se impedir o livro fluxo de informações pela internet”, afirmou no parecer.

O pedido

A AGU entrou na Justiça Federal de Goiás com uma ação civil pública que pede a "suspensão imediata" de contas do Twitter que avisam sobre a localização de radares e que divulgam informações sobre data, hora e local de blitz policial.

"Isso vai depender da questão técnica, se vai ocorrer o bloqueio por palavra. Acho difícil que façam o bloqueio por região. Por conta disso, embora o pedido seja específico para Goiás, pode haver o efeito para todo o país. Vai depender do que o juiz decidir", afirmou o advogado da União em Goiás Luís Fernando Teixeira Canedo.

A ação é assinada pela Procuradoria da União de Goiás e tem como foco a empresa Twitter INC, com sede nos Estados Unidos e que gerencia as contas do Twitter.
No pedido, a AGU afirma que a conduta de alertar sobre radar e blitz "agride diretamente a vida, a segurança e o patrimônio das pessoas em geral". Segundo o órgão, dispositivo do Código Penal e do Código de Trânsito Brasileiro são violados com a divulgação.

"Os advogados da União sustentam que, além da importância que as fiscalizações exercem para reduzir o número de acidentes de trânsito, também servem para combater a prática de outros delitos graves, como o furto de veículos, porte ilegal de armas e tráfico de drogas", diz nota divulgada.

A AGU pede, por meio de uma liminar, que as contas dos usuários em Goiás sejam suspensas mesmo antes da análise do mérito do pedido e que seja aplicada uma multa diária de R$ 500 mil no caso de descumprimento.

Conforme a AGU, a ação foi proposta a partir de estudos produzidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apontam informações sobre acidentes e mortes no trânsito.

Primeira Edição © 2011