Imprensa destaca com críticas vídeo da campanha televisiva de prevenção ao HIV no Carnaval

14/02/2012 09:40

A- A+

Agência de Notícias da Aids

compartilhar:

Diferentes veículos de comunicação informaram hoje o início da veiculação na TV da campanha do Ministério da Saúde de prevenção à aids no Carnaval e expuseram a insatisfação dos ativistas do movimento social de luta contra a aids sobre o vídeo. Algumas dessas críticas foram reproduzidas da reportagem da Agência de Notícias da Aids publicada nesta segunda, dia 13.

O vídeo que será exibido em televisão aberta a partir desta terça-feira está na capa do site do Ministério da Saúde. A campanha foi intitulada "No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha". Os jovens gays são o público-alvo.

 

A polêmica sobre o material começou quando, em 3 de fevereiro, um dia depois do lançamento oficial da campanha, o vídeo foi retirado do site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Enquanto, por um lado, ativistas afirmam que houve veto do próprio governo, por outro, a mídia destacou diferentes versões do Ministério da Saúde sobre e retirada do material.

A Folha de S.Paulo informou que o filme que será exibido é improvisado. De acordo com o jornal, a presidenta Dilma Rousseff quis assistir aos vídeos da campanha, ficou irritada com o grau de irreverência e vetou o a produção voltada aos homossexuais jovens. “Com o curto prazo para lançar oficialmente a campanha antes do Carnaval, a saída encontrada pela pasta (Saúde) foi, às pressas, produzir um vídeo mais simples e genérico”.

Com o título “Vídeo de campanha da Aids troca casal gay por locutores”, reportagem do jornal O Globo afirmou que o vídeo é  burocrático e cheio de números do Boletim Epidemiológico”. O texto traz a crítica do militante e especialista em saúde pública Mário Scheffer, para quem é nítido que a produção foi feita a ‘toque de caixa’. “Certamente, é a pior campanha de Carnaval já feita em toda história do Programa de Aids do Brasil. Essa discriminação imposta aos gays, dentro do próprio governo, é coresponsável pelo crescimento da epidemia nessa população. Por isso, vamos iniciar campanha internacional denunciando a conduta vergonhosa do governo brasileiro, que viola o direito dos homossexuais à prevenção”.

Já o portal Terra publicou a insatisfação do presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro. “O vídeo para a televisão aberta é burocrático e não cativa o público-alvo”, disse. O site também publicou a crítica de Rodrigo sobre a decisão do governo federal de produzir material diferenciado para a TV aberta e os ambientes segmentados. "Não faz o menor sentido. Vão interromper uma festa na boate para colocar o vídeo. É totalmente fora de foco, é falta de encarar o problema de frente". 

Primeira Edição © 2011