Contra a exploração sexual| Sesi lança ViraVida em Alagoas

14/02/2012 13:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O setor empresarial alagoano está engajado para tirar o tema abuso e exploração sexual infanto-juvenil da invisibilidade e envolver a sociedade no combate a esta prática, por meio da inclusão social e produtiva das vítimas. Na manhã desta terça-feira, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, foi realizado o seminário de lançamento do projeto ViraVida.

“O ViraVida promove a união de forças na luta contra a exploração sexual e é uma provocação à sociedade quanto a esta questão que, por muitas décadas, passou despercebida em nosso País”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, José Carlos Lyra de Andrade.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, revelou que a ideia do projeto ViraVida surgiu de uma situação que presenciou em uma praia em Fortaleza (CE). “Uma agenciadora estava com umas quinze meninas e saía conversando com os estrangeiros. Conforme negociava com eles, ela deixava duas, três garotas nas mesas. Aquilo me deixou indignado”, afirmou.

Segundo ele, a rede de exploração atua em todo o Brasil, e envolve agências de viagens, bares, restaurantes, policiais, taxistas e até confecções. Espelhado no exemplo da África do Sul, Meneguelli revelou, ainda, preocupação com a Copa do Mundo de 2014. “No país africano, a prostituição aumentou 40%, pois cresceu a demanda”, disse, ao salientar o desafio de enfrentar a indiferença da sociedade em relação ao tema.

INCLUSÃO

O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com entidades do Sistema S (Senai, Senac, Sebrae, Sesc, Sest/Senat, Senar e Sescoop), organizações governamentais e não governamentais. Por intermédio da parceria, serão ofertados, gratuitamente, cursos profissionalizantes, educação básica, noções de autogestão e atendimento integral com ações psicossocial, convivência familiar e comunitária, assim como a inserção no mercado de trabalho.

Inicialmente, serão atendidos 100 jovens alagoanos, com idades entre 16 e 21 anos. No primeiro semestre, 59 foram selecionados, dos quais 40 são do sexo feminino e 19 do masculino. Os cursos a serem ofertados são o de Alimentos (Senai) e de Assistente Administrativo e Operação de Supermercado (Senac).

O seminário de lançamento do programa contou com a participação dos secretários do governo de Alagoas Luiz Otavio Gomes (Desenvolvimento); Katia Born (Mulher, Direitos Humanos e Cidadania); dos presidentes das federações do Comércio, Wilton Malta e da Agricultura, Álvaro de Almeida; do superintendente do Sesi, Walter Jucá e do superintendente-executivo da instituição, Flávio Dória; do superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Heth César; do diretor administrativo e financeiro do Sebrae/AL, Roberval Cabral; e conselheiros, gestores e colaboradores do Sistema Fiea.

Primeira Edição © 2011