Samu monta bases extras durante o Carnaval

Além das Bases extras, o Serviço Aeromédico (UTI aérea) vai sobrevoar os municípios da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel

13/02/2012 15:48

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

As Centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Maceió e em Arapiraca montaram as bases estratégicas para que, durante o Carnaval, os foliões possam ser atendidos adequadamente e com rapidez.

Na Central do Samu de Maceió, vão ser montadas três bases extras, cada uma com Unidade de Suporte Básico (USB), que é composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. As Bases vão ficar instaladas nos municípios de Paripueira, Passo de Camaragibe e Barra de São Miguel.

Além das Bases extras, o Serviço Aeromédico (UTI aérea) vai sobrevoar os municípios da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel. A aeronave ficará disponível das 7h até as 17h, durante os quatro dias de Carnaval.

O Samu Arapiraca é responsável pela estratégia de atendimento na Base do município de Penedo, que apresenta fluxo crescente no período carnavalesco – ampliada para atender os foliões da região do Baixo São Francisco.

Hemorrede

Durante o período de Carnaval, as unidades que compõem a Hemorrede Pública de Alagoas irão funcionar apenas para liberar o sangue a maternidades e hospitais. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, haverá um médico plantonista para atender aos pacientes vítimas de doenças hematológicas, a exemplo da Hemofilia, caracterizada pela deficiência na coagulação do sangue.

"Realizarmos campanha de doação de sangue em todas as unidades da Hemorrede Pública de Alagoas, onde conseguimos estabilizar nosso estoque para os festejos carnavalescos. Até às 18h desta sexta-feira (17) estaremos atendendo aos voluntários normalmente e nossos setores de captação voltarão a atuar somente na quinta-feira (23)", salientou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Na quinta-feira (23), depois dos quatro dias de Carnaval, o Hemoal (unidades Trapiche e Farol), além do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), voltarão a captar doadores de sangue normalmente. A unidade Hemoal Trapiche funciona das 7h às 18h, a do Farol atende das 8h às 11h, enquanto que o Hemoar requisita doadores de sangue no horário das 8h às 18h. 

Primeira Edição © 2011