Estado e municípios organizam força tarefa para investigação de casos suspeitos de dengue

Equipes realizam hoje (13) exames específicos para monitoramento viral em municípios; ação segue até quinta-feira (16)

13/02/2012 11:25

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, organiza força tarefa para investigação da ocorrência de casos suspeitos de dengue. Durante a ação, acontece também a realização de exames específicos para monitoramento viral. A operação inicia nesta segunda-feira (13), nos municípios de Rio Largo e Marechal Deodoro, e segue até quinta-feira (16).

A força tarefa tem como objetivo a busca ativa de casos suspeitos de dengue nos municípios com número expressivo de notificações e Índice de Infestação Predial (IPI) acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Ainda é finalidade da ação, segundo Charles Nunes, gerente de agravos não transmissíveis e fatores ambientais da Sesau, “a coleta de amostra biológica de sangue em 100% dos pacientes internos, suspeitos de dengue, com risco de gravidade, para realização de exames específicos de dengue”, explicou o gerente.

Também serão realizadas coleta aleatória de amostra biológica de sangue dos pacientes suspeito de dengue clássico para a realização de exames específicos de dengue (NS1, Sorologia IgM e isolamento viral) priorizando a realização dos exames positivos de NS1 para a identificação do vírus, através do isolamento viral para o monitoramento viral.

Municípios

Na terça-feira (14), os municípios contemplados são Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Palmeira dos Índios. Na quarta-feira (15), a ação acontece em Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Arapiraca. Na quinta-feira (16), a força tarefa encerra atividades nos municípios de Penedo, Teotônio Vilela e Marechal Deodoro.

Treinamento

Durante a ação de Força Tarefa, a Sesau realiza treinamento em serviço com os técnicos das secretarias municipais de Saúde. A orientação visa orientar os técnicos acerca do correto preenchimento da ficha de notificação dos casos suspeitos de dengue, a qual apresenta os dados que vai desencadear as medidas de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. 

Primeira Edição © 2011