Consultora dá dicas de como dormir bem no carnaval

Algumas medidas simples podem ajudar para que a privação do sono não atinja seu pico de estresse durante a maratona do carnaval.

13/02/2012 07:53

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Carnaval é tempo de festividades e alegrias, porém precisamos tomar cuidado com os exageros que podem levar a um desgaste excessivo do corpo e da mente. Para estar preparado para as comemorações, é indispensável garantir pelo menos oito horas de sono para que haja uma reparação das funções do organismo.

Nos quatro dias de folia, as pessoas se desgastam, ingerem bebidas alcoólicas e até dormem menos, ou quando dormem, não têm um sono de boa qualidade. O aumento da fadiga pode levar a problemas mais sérios relacionados à saúde, gerando os sintomas que não combinam com a alegria do carnaval, como irritabilidade, déficit de atenção, mau humor, baixa imunidade.

Algumas medidas simples podem ajudar para que a privação do sono não atinja seu pico de estresse durante a maratona do carnaval. Assim, entre um baile e outro,é necessário diminuir o ritmo de atividade e buscar formas adequadas para relaxar. Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, explica como fazer isso:

1 – Diminua o ritmo
Antes de pegar no sono faça uma atividade relaxante, que descanse o corpo e a mente e diminua o ritmo da badalação, como ler um livro, ouvir uma música calma ou um banho demorado.

2 – Tome bastante líquido
É importantíssimo repor o líquido do corpo perdeu com a intensa atividade física, com o calor e até mesmo com as bebidas alcoólicas. A água é o combatente principal da ressaca e dor de cabeça no dia seguinte.

3 – Alongue o corpo
Uma forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte é o alongamento. Com movimentos mais tranqüilos durante a noite, o alongamento aquece a musculatura, evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares.

4 – Use o travesseiro correto
Pouca gente se dá conta da importância do travesseiro para a garantia de uma boa noite de sono. Já existe o travesseiro mais adequado para cada biótipo e que se enquadra nas preferências do consumidor, como os travesseiros de Altura Regulável. O travesseiro correto pode prevenir problemas de coluna (como os que oferecem maior suporte para a cabeça), podem evitar transpiração, (como os produzidos a partir da tecnologia Látex) e até mesmo acabar com a recorrência de crises alérgicas (com os produtos que possuem antiácaro). Prefira as marcas de qualidade comprovada.

5 - Ambiente fresco
Para manter a cabeça fresca, é necessário um ambiente fresco. Para isso, durma em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros que evitem a transpiração, como o travesseiro Fresh e Látex.

6 – Fuja do barulho
Hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso do silencio e concentração. A festa pode continuar no dia seguinte.

7 – Apague as luzes
Foi comprovado cientificamente que para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.

8 – Coma alimentos leves
Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

9 – Durma ao menos oito horas

Controlar o ritmo do corpo e as horas de cada atividade é uma boa maneira de harmonizar o organismo. Para o sono revitalizador, é preciso ao menos 8 horas de sono. Só assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno, além de alcançar o descanso merecido.

10 – Tome um bom banho
Além de tirar todas as impurezas do corpo acumuladas durante o dia, o banho ajuda a refrescar e principalmente, relaxar.

 

Primeira Edição © 2011