Blog contribui para a ressocialização de pacientes com problemas psíquicos

13/02/2012 06:38

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Maria compartilha de tudo, desde um pôr-do-sol que considera “divino” a uma receita de bolo piquenique. No blog ela diz que este acesso à rede mundial de computadores, para escrever o que quiser, é “a expressão mais autêntica e genuína do que é a lógica, a precisão e a praticidade”.

Hades é um pseudônimo, assim como Maria. Os pacientes em recuperação de problemas psíquicos preferem esconder a verdadeira identidade, por medo do preconceito. Hades, na mitologia grega, é o governador do mundo dos mortos.

O paciente que adotou esse nome fala no blog de seus desenhos favoritos, como “O Cavaleiro do Zodíaco”, ou ainda da saga Crepúsculo, que encanta adolescentes e jovens pelo mundo. Sobre a experiência de se expressar através da internet, Hades diz que é como "um novo olhar para o mundo".

Romantismo, paixão pelo esporte, registrar o que andam fazendo na vida e quais os principais interesses. São essas algumas das utilizações do blog feitas pelos pacientes nas sessões de tratamento, realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro de Jatiúca, em Maceió. Usar o blog como ferramenta no tratamento de doenças psíquicas é uma experiência inédita em Alagoas.

A enfermeira Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, professora do curso de Enfermagem do campus Arapiraca e mestranda em Educação, está acompanhando este trabalho. As conclusões desta pesquisa já foram apresentadas em congressos nacionais na área de Educação e Psicologia. “São avanços significativos. No blog eles expressam o desejo de igualdade e mostram que têm muitas capacidades”, diz a pesquisadora.

A pesquisa desenvolvida pela enfermeira e educadora é intitulada “O Processo de Habilitação Psicossocial de Pessoas em Sofrimento Psíquico na Interface com Escrita em Blog” e será defendida no mestrado em Educação Brasileira, do Centro de Educação da Ufal, na linha de pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, ainda no primeiro semestre deste ano. A orientadora é a professora Deise Juliana Francisco, doutora em Educação. 

"Criando laços via recursos informatizados"

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas oficinas terapêuticas, através do projeto de extensão "Criando laços via recursos informatizados" foi iniciado em agosto de 2010. As oficinas informatizadas são realizadas com quatro usuários dos serviços do Caps. “Propusemos a criação do blog, de autoria dos próprios usuários, como forma de armazenamento dessas produções e um meio de divulgação das potencialidades desses sujeitos que são muito discriminados pela sociedade e tido como incapazes”, relata Ivanise.

Segundo a pesquisa, os resultados desta forma de expressão, com recursos da informática, incluem: melhoria na comunicação, interação, cognição, desenvolvimento da escrita, capacidade argumentativa, desenvolvimento de novas habilidades, estímulo à criatividade, autonomia, melhoria do raciocínio e da autoestima dos usuários. “Depois que começaram a se identificar com as postagens no blog, eles se sentiram mais confiantes e úteis. Os resultados também foram reconhecidos pela família e pela equipe do serviço”, destaca a mestranda.

No Centro de Atenção Psicossocial, os usuários são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Ivanise Gomes consultou a todos sobre os resultados com o blog para o tratamento dos pacientes. A pedagoga considerou a motivação do grupo em discutir coletivamente assuntos interessantes para colocar no blog, respeitando a individualidade de cada um. A Assistente Social também avaliou positivamente a experiência. “É muito bom poder acompanhar o desenvolvimento intelectual e a evolução de cada usuário”, disse a profissional.

Toda a equipe ressaltou também que depois da publicação do blog, os usuários não faltaram mais a nenhuma sessão de tratamento. “Essa já é uma grande conquista, pois um dos maiores problemas em tratamentos de doenças psíquicas é a descontinuidade. Os pacientes se desestimulam e acabam abandonando as sessões semanais. Esta evasão foi reduzida significativamente a partir do interesse despertado pelo blog”, conclui Ivanise Gomes. 

Primeira Edição © 2011