Conselho Estadual de Meio Ambiente aprecia processo do Polo Agroalimentar

Cepram vai analisar implantação na terça-feira (14); depois da concessão da licença ambiental, será assinada ordem de serviço para início da construção

11/02/2012 09:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O projeto de implantação do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca – ação coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação – será apreciado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) na próxima terça-feira (14). Depois da concessão da licença ambiental pelo Cepram, será assinada a ordem de serviço para o início da construção civil do polo.

O espaço é aguardado pelos atores envolvidos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e beneficiará as cadeias produtivas da mandioca e da hortifruticultura. Desde sua concepção, o Polo Agroalimentar mobilizou profissionais e instituições em diversas áreas, como administração estadual, universidades, entidades do setor produtivo, entre outros.

Para o secretário Eduardo Setton, a importância do Polo Agroalimentar é demonstrada pelo objetivo e abrangência, pois irá promover a ciência e tecnologia e a prestação de serviços voltados para duas cadeias produtivas de forte potencial de desenvolvimento social e econômico.

O superintendente da Secti, Geraldo Oliveira, explica que, após o início das obras do Polo Agroalimentar de Arapiraca, ocorrerá a organização e elaboração da política de governança pelos representantes das secretarias e instituições do setor produtivo e academia.

Oliveira informa que o processo de bolsas do projeto já está em fase final de consolidação, já que a construção do prédio se iniciará em breve. O superintendente também destaca que, atualmente, a equipe técnica executa o processo de aquisição da linha branca.

Para a concretização do projeto, serão investidos R$ 12 milhões pelo Governo de Alagoas e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empregados na construção dos dois Polos Tecnológicos, sendo um em Arapiraca e outro em Batalha. Os dois desempenharão o papel de desenvolver políticas de ciência, tecnologia e inovação na estruturação e consolidação dos setores agroindustrial na região do Semi-Árido alagoano.

De acordo com o projeto original, o Polo executará projetos de pesquisas básicas e aplicadas, incorporando processos e procedimentos de desenvolvimento e inovação tecnológica. Farão parte da lista de serviços do Polo Agroalimentar as análises de laboratórios e pesquisas nas áreas de mandiocultura e agrometeorologia, agropecuária, Arranjos Produtivos Locais, biotecnologia, certificação, análises físico-químicas e análises microbiológicas Esse projeto beneficiará tanto os produtores quanto os usuários dos produtos.

Primeira Edição © 2011