Confinamento dá certo, e Adriano será inscrito na Taça Libertadores

Imperador consegue emagrecer, evolui fisicamente durante a semana e convence o técnico Tite a levá-lo para o torneio sul-americano

11/02/2012 07:55

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

Muitos duvidavam, poucos acreditam, mas Adriano estará na lista dos 25 jogadores do Corinthians inscritos para disputar a Taça Libertadores. Depois de momentos de muita dificuldade para perder peso, o Imperador precisou ser isolado para evoluir e convencer Tite. Neste domingo, depois do clássico contra o São Paulo, às 17h, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, o treinador vai confirmar a presença do centroavante na relação.

A informação vem sendo guardada em segredo absoluto pela comissão técnica e pela diretoria do Timão. Ninguém se arrisca a antecipar os nomes escolhidos. Tite, porém, deu pistas: 21 dos relacionados para o clássico estarão na relação. Se forem acrescentados mais um goleiro (Cássio) e Adriano, restam somente duas vagas.

A presença de Adriano na estreia na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, quarta-feira, em San Cristóbal, na Venezuela, é uma incógnita. Na sexta-feira, após o treino da tarde, o comandante se reuniu com o restante da comissão técnica, diretoria e departamento médico para acertar os últimos detalhes visando o clássico e a viagem. Alguns membros são favoráveis a que o Imperador embarque para voltar a se ambientar. Outros preferem que ele permaneça em São Paulo para treinar e, assim, melhorar ainda mais.

Não foi fácil decidir pelo “sim”. Tite esperou até os últimos instantes para optar por levar o atacante ao torneio. O treino de quinta-feira, no qual marcou três gols, foi decisivo para Adriano. O comandante ficou convencido de que a semana de isolamento no CT Joaquim Grava surtiu efeito positivo na recuperação física. Pesou também o histórico de artilheiro decisivo, como no gol marcado contra o Atlético-MG, já na reta final do Campeonato Brasileiro.

A semana de confinamento serviu como ultimato para Adriano. Antes escudo, o preparador físico Fábio Mahseredjian não escondeu a insatisfação com a forma do atacante e cobrou publicamente uma evolução. O Imperador acordou. Com a alimentação controlada, baixou da casa dos 104kg (vai pesar novamente neste sábado) e deu ênfase nos trabalhos com a fisioterapia para ganhar força na panturrilha esquerda e ter mais equilíbrio no tendão do pé, operado no ano passado.
saiba mais

Internamente, Tite havia deixado claro que não levaria Adriano se não houvesse redução do peso. Como prega desde que chegou ao Corinthians, o treinador dá preferência ao merecimento em vez da fama. Inscrever Adriano somente pelo passado de artilheiro estava descartado. Os três gols no treino de quinta-feira, contudo, foram o suficiente.
A melhora não significa empolgação e muito menos lugar garantido na equipe. Como Tite gosta de falar, Adriano terá de “comer massa” para se firmar como titular, principalmente pelo bom momento do ataque. Emerson e Liedson se firmaram como a dupla principal. Abaixo deles ainda estão Jorge Henrique, Willian e Elton.
A presença de Adriano, aliás, fecha com seis nomes o ataque para a Libertadores. Gilsinho e Bill dificilmente serão levados. As dúvidas está nos outros setores, como meio de campo e defesa. O zagueiro Paulo André, em recuperação de uma artroscopia no joelho direito, deve ser inscrito. Caso contrário, Marquinhos entra. Na armação, o recém-contratado Douglas está garantido. Vitor Júnior é dúvida.
 

Primeira Edição © 2011