Projeto orienta foliões a evitar degradação causada durante o carnaval

Serão distribuídos 40 mil quites para orientar a população a diminuir os impactos sobre o meio ambiente

10/02/2012 05:10

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O projeto Carnaval Limpo e Consciente, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), pretende envolver milhares de pessoas, de modo direto e indireto, com a distribuição de material educativo e orientações para minimizar os impactos causados pelos festejos. As atividades serão iniciadas nesta quinta-feira (9) no Baile Municipal, em Maceió, e segue por mais quatro dias durante as prévias e início do carnaval.

Estão preparados 40 mil quites para serem distribuídos entre os foliões. Eles são compostos por protetor solar; camisinhas, masculina e feminina; saco biodegradável para lixo; os primeiros terão ainda viseira e um mapa do estado. Todo esse material será entregue dentro de bolsas de TNT com cordão e sacolinhas de TNT para lixo dos carros, conhecidas como lixocar.

Todo o material será entregue durante três dias das prévias e dois dias iniciais do carnaval. Uma parte será distribuída para comerciantes e população que estiver no centro de Maceió, no dia 15. Isso porque funcionário do IMA deverão passar com um Bloco pelas ruas do Comércio. “Nossa intenção é alertar as pessoas sobre a necessidade de evitar maiores danos durante os dias de festejos”, explica Fernando Veras, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa.

Ao todo, hoje durante o Baile Municipal, no Jaraguá Folia, dia 10, no Pinto da Madrugada, dia 11, e no Bloco do Comércio, dia 15, serão distribuídos 20 mil quites. A outra metade de quites, 20 mil, será entregue nos dias 18 e 19, na Jacarecica e na Praia da Avenida. “Nós sabemos que a quantidade é pequena frente a quantidade de foliões, contando com população local e turistas, mas as pessoas comentam entre si e podem alertar os amigos”, comenta Adriano augusto, diretor-presidente do IMA.

O projeto Carnaval Limpo e Consciente tem o apoio das Secretarias Municipais de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e a de Transporte e Trânsito (SMTT); Departamento de Estradas e Rodagens (DER); Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria Estadual de Turismo. Além disso, tem o patrocínio da Braskem, Petrobrás, Socôco, Sarandi, O Borrachão, Maikai, Companhia de Saneamento e Abastecimento de Alagoas (Casal), Frascali, Ultracopos, Usinas Santo Antonio e Coruripe, Unicompras, A fórmula e Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Projeto Carnaval Limpo e Consciente

Dia 09: 19h - Baile Municipal
Dia 10: 18h - Jaraguá Folia
Dia 11: 09h - Pinto da Madrugada
Dia 15: 15h – Bloco no Comércio
Dia 18: 10h – Jacarecica e Praia da Avenida
Dia 19: 10h – Jacarecica e Praia da Avenida

Primeira Edição © 2011