Inter vence o Juan Aurich por 2 a 0

10/02/2012 05:09

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

O Internacional estreou no grupo 1 da Libertadores com vitória. Nesta quinta, o colorado bateu o Juan Aurich, do Peru, com a marca de Oscar. Centro de uma disputa judicial com o São Paulo, o meia foi o autor do primeiro gol da vitória. Dátolo, no último minuto de jogo, fez o 2 a 0. Com o resultado, os gaúchos largam na liderança da chave que ainda tem o Santos.

Oscar chegou a ser pressionado pelo São Paulo, horas antes da partida em Porto Alegre. O clube paulista enviou um ofício para o Inter, e as Federações Paulista e Gaúcha de Futebol. No documento, a escalação do meia era tratada como indevida. Mas para a Justiça, a condição de jogo do atleta não sofreu com a sentença publicada na internet, no dia anterior.

O Internacional começou em cima do Juan Aurich, mas ao contrário do Once Caldas, o time peruano não se entregou por completo. Usou muito da imposição física, fechou a frente da área e barrou as investidas de D’Alessandro. O camisa 10, aliás, foi vítima de um rodízio de faltas. Mesmo caçado em campo, o argentino ajudou o Inter a pressionar o time visitante. A posse de bola enorme, porém, não foi sinônimo de chances de gol. O primeiro chute, aliás, demorou para vir. Na segunda vez, o êxito. Aos 23 minutos, a retranca peruana caiu.

Oscar usou Leandro Damião como um pivô. De costas para o marcador, o centroavante segurou e mandou um passe curto para o meia. Centro de uma polêmica jurídica com o São Paulo, o camisa 16 bateu forte, por baixo, e venceu o goleiro Penny.

Ao comemorar o gol, Oscar bateu no peito, vibrou diante da torcida e apontou com os dedos para o chão. Em claro sinal de sua vontade de ficar em Porto Alegre. O desejo, no entanto, depende dos tribunais.

Na quarta, o São Paulo venceu a ação no TRT-SP, mas o jogador só será notificado oficialmente no dia 17 de fevereiro. E a partir daí, terá um prazo para recorrer. O caso deve acabar no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

O gol não mudou o panorama. O Juan Aurich seguiu fechado, resistindo o quanto podia. Aos 36, a resistência se enfraqueceu. Ortiza acabou expulso por receber o segundo cartão amarelo. A vantagem numérica acabou permitindo ao Inter arriscar mais duas vezes antes do intervalo, mas sem tanta força para ampliar.

Na volta do segundo tempo, o zagueiro Índio chegou a entrar em campo, mas não ficou. O camisa três sentiu um choque na cabeça e acabou dando lugar para Bolívar. Com a bola rolando, a pressão vermelha aumentou.

Antes dos vinte minutos, Oscar e D’Alessandro já tinham arriscado chutes de fora da área obrigando o goleiro Penny a trabalhar. Mas o camisa um do Juan Aurich precisou se esticar mesmo com a batida de Damião. Aos 15, o centroavante quase acertou o ângulo esquerdo.

Mais além, Dorival Júnior fez valer o banco de reservas. Colocou Dátolo no lugar de Bolatti e João Paulo na vaga de Dagoberto. Com eles, a busca pelo segundo gol vermelho aumentou. Cobranças de falta, bolas em profundidade e chutes de fora da área. A insistência deu fruto no último minuto. Aos 45 do segundo tempo, Jesús Dátolo pegou rebote de Penny e bate para o fundo livre.

No próximo domingo, o Inter volta a campo pelo Gauchão. Na serra, o time encara o Caxias, às 17h. Libertadores para o colorado de novo só no começo de março. No dia oito, o time de Oscar, D'Alessandro e Damião encara o Santos na Vila Belmiro.

Primeira Edição © 2011