Ibama/AL conclui Operação Via Ápia e apreende mais de 80 pássaros silvestres

Ações foram em Palmeira dos Índios, Maragogi e União dos Palmares

10/02/2012 09:23

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

O Ibama/AL conclui, nesta sexta-feira (10), mais uma ação de combate ao tráfico, comércio e cativeiros ilegais de animais silvestres. Ação é desenvolvida através da operação de âmbito nacional batizada de ‘Via Ápia’ e já apreendeu mais de 80 animais silvestres em municípios do interior de Alagoas.

A ação foi iniciada na última terça-feira (7) e deve ser encerrada hoje. Ontem, a equipe de fiscalização do Ibama/AL, juntamente com a Divisão de Proteção Ambiental (DIPRAM) do órgão, encaminhou 51 aves que foram apreendidas em criadouros ilegais, pontos comerciais e residências dos municípios de União dos Palmares e Maragogi.

Jessica Pacheco/Arquivo PEHoje, a fiscalização do Ibama/AL esteve no município de Palmeira dos Índios e segundo o chefe do DIPRAM, Rivaldo Couto, cerca de 30 animais foram apreendidos na região, totalizando quase 100 animas ilegais que foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Ibama/AL.

A operação do Ibama/AL contou com a participação de todos os agentes da fiscalização do órgão, e quatro veículos do órgão. No final da tarde desta sexta-feira (10), os fiscais devem retornar a Maceió, trazendo mais animais apreendidos.

A primeira leva de pássaros silvestres apreendidos durante essa operação já estão sob os cuidados do Cetas. Segundo biólogo Leonardo de Araújo, estagiário do Cetas, responsável pelos animais, foram apreendidas: nove sibites; dois vim vim; sete patativas; nove papas Capim; dois sabiás barraco; dois sabiás laranjeira; duas rolinhas fogo-apagou; dois curiós; três senhaço de coqueiro; quatro senhaço cinza; um azulão; dois canários da terra; três galos de campina; uma craúna; um xexéu verdadeiro; e um curiatã de coqueiro.

Jessica Pacheco

Um dos sabiás presos durante a operação estava cego. Segundo o biologo Leonardo de Araújo, os traficantes cegam a ave para que ela fique 'calma' na gaiola e assim é mais fazil a comercialização.

"Eles cegam o animal, aí vendem como se eles fossem calminhos. Mas não é isso, a ave cega pensa sempre que esta dormindo, por isso fica aí paradinha. Essa não pode mais voltar a seu habitat natural", lamenta Leonardo.

Jessica Pacheco

Dia ‘D’ da Operação Via Ápia

O Ibama/AL considerou a quarta-feira (8) o dia ‘D’ da operação Via Ápia em Alagoas. Isso por que, no município de União dos Palmares, a equipe de fiscalização do Ibama/AL flagrou um empreendimento hoteleiro do município que mantinha uma espécie de zoológico ilegal dentro do local.

“Dentro do Quilombo Park Hotel, a equipe encontrou animais soltos no meio das dependências. Era uma espécie de zoológico e os animais eram utilizados como atração, tudo ilegal”, explicou a assessoria do órgão.

No local foram apreendidos quatro veados da mata e oito porcos do mato, conhecidos como cetatos, que não apresentavam autorização para criação. O DIPRAM autuou o hotel e o multou em R$ 6.000 com base nas Leis de Crimes Ambientais nº 9605/98, art. 29, e Lei n° 6514/08, art. 24. Os animais também foram recolhidos a sede do Ibama/AL, em Maceió.

Primeira Edição © 2011