Economia| Petrobras contrata estaleiro Eisa para construção de navios-sonda em Alagoas

10/02/2012 13:13

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Petrobras divulgou, na quinta-feira (9), a contratação do estaleiro Eisa para a fabricação de cinco navios-sonda em Alagoas. Com este anúncio, o projeto do estaleiro, no município de Coruripe – Litoral Sul do Estado, começa a sair do papel após três anos de negociação.

Para o senador Benedito de Lira (PP-), que participou das negociações entre governo e iniciativa privada para instalação do Eisa, o empreendimento deverá movimentar a economia da região com a criação de cerca de 10 mil empregos diretos só na construção. “Essa iniciativa mudará o perfil econômico do nosso estado com o fortalecimento de outros setores da economia como agricultura e serviços que deverão fornecer, por exemplo, 30 mil refeições para os trabalhadores”, ressaltou.

O estaleiro também vai estruturar outros setores da economia alagoana uma vez que precisará de insumos, peças e equipamentos que poderão ser fornecidos por empresas de todo o Estado. “O estaleiro vai mudar totalmente a feição dos municípios pobres da região. Locais vizinhos a Coruripe serão beneficiados porque poderão fornecer os serviços e produtos necessários ao empreendimento”.

Ao comemorar a decisão da Petrobras, o senador Benedito de Lira lembrou o esforço para concretizar o “sonho” de levar o estaleiro para Alagoas. Ele relembrou inúmeras reuniões e pronunciamentos no plenário do Senado em busca de apoio para o empreendimento.

“É uma alegria muito grande vivermos esse momento importante porque pairava na cabeça dos alagoanos a impressão de que esse projeto não aconteceria. Agradeço a sensibilidade da Petrobras, o apoio da presidente Dilma Roussef que desde o primeiro momento acreditou e da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann que sempre nos atendeu. Em nome dos alagoanos, agradeço a todos que contribuíram direta ou indiretamente para esta conquista que mudará a feição da economia do estado”, concluiu.

Empresas
No total, serão construídos 26 navios-sonda. A Petrobras mantém sigilo total sobre o valor exato do negócio, mas fontes de mercado asseguraram que as taxas diárias devem variar de US$ 526 mil a US$ 540 mil, por unidade. O processo de licitação cancelado em dezembro previa 21 sondas

A Ocean Rig participa do processo atual em parceria com os estaleiros EISA e Mauá. Já a Sete Brasil apresentou como parceiros a Odfjell, Seadrill, Etesco, Odebrecht, Queiroz Galvão e Petroserv, e projeta construir as unidades nos estaleiros do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Primeira Edição © 2011