Comitê Estadual discute estratégias para evitar epidemia de Dengue em AL

Na reunião foi ressaltada a necessidade de ser intensificado um trabalho integrado entre o governo do Estado e as prefeituras municipais

10/02/2012 14:54

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

Durante a primeira reunião de 2012 do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) discutiram estratégias para evitar uma epidemia da doença em Alagoas. O debate ocorreu na quinta-feira (9), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, e reuniu os integrantes dos Comitês Municipais e técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep).

Na reunião foi ressaltada a necessidade de ser intensificado um trabalho integrado entre o governo do Estado e as prefeituras municipais, como ocorreu nos anos anteriores. Isso porque, segundo a diretora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha, essas ações integradas contribuem para que as campanhas educativas possam atingir o maior número de pessoas.

Os gestores municipais e os técnicos da Sesau devem trabalhar de forma integrada, no sentido de que as campanhas de combate à Dengue alcancem o êxito esperado. É necessário atuar junto às escolas e associações, conscientizando a sociedade civil organizada sobre a necessidade de tomar os cuidados que contribuem para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da doença.

“Temos que orientar a população para que limpe seus quintais, não deixe as caixas d’água destampadas e não cultive plantas aquáticas. São medidas simples, mas que fazem toda a diferença na luta contra a Dengue”, ressaltou a diretora de Promoção à Saúde.

Números de Alagoas

E segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau nesta semana foram notificados 638 casos de Dengue em Alagoas, sendo 376 confirmados, 240 sob investigação e 22 casos descartados.  

Primeira Edição © 2011