Carnaval: 400 militares farão segurança dos foliões

Serão utilizados 400 policiais, 20 viaturas, 30 motos e 20 homens da cavalaria.

10/02/2012 06:22

A- A+

Redação

compartilhar:

O coronel Gilmar Batinga, comandante do Policiamento da Capital, anunciou que pelo menos 400 policiais devem fazer a segurança dos foliões que vão para as prévias de carnaval que começa nesta sexta-feira (10).

Segundo o coronel, o esquema de segurança está pronto para garantir um carnaval tranquilo.O comandante esclarece que as prévias serão utilizados 400 policiais, 20 viaturas, 30 motos e 20 homens da cavalaria.

“Começamos ontem e daremos continuidade hoje no Jaraguá folia, amanhã no Pinto da Madrugada e nas pecinhas e domingo, no Vulcão”, garantiu o comandante.

Quanto aos cuidados que os foliões devem tomar, Batinga recomenda que as pessoas não levem muito dinheiro e só os documentos necessários. “A primeira coisa é não ir para um ambiente onde haverá uma aglomeração de pessoas e levar material que desperta cobiça. Não levar muito dinheiro nem vários documentos”, falou.

“Também é importante ter cuidados com crianças. Coloque uma etiqueta que a identifique para que a PM possa localizar o responsável caso se perca”, orientou o comandante lembrando que é comum crianças se desencontrarem dos pais em festas carnavalescas.

Em relação ao transporte, Batinga sugere que  o folião vá ao festejo de táxi ou transporte público, "pois vai está congestionado então não terá espaço para todos estacionarem”.

Já em relação a bebida ele disse que a Polícia Militar vai coibir o abuso do folião que no meio da folia esteja com garrafa, para não machucar ninguém. SMCCU e SMTT vão trabalhar em parceria com a PM.

Ele conta que a dificuldade para montar um esquema de segurança foi deslocar os policiais para vários eventos nos municípios. "Uma situação atípica este ano é que todas cidades têm sua programação de carnaval. Nossa dificuldade foi articular o deslocamento dos policiais. Mas está tudo pronto e todas terão policiamento. Mais de 3 viaturas extras vão ser disponibilizadas. Tentamos junto a prefeitura centralizar os seus festejos, isso facilita o trabalho da PM", ressaltou.

O comandante do CPC também adiantou que todo o esquema de segurança do Carnaval, que começa no próximo sábado (18), também já está pronto. No entanto, somente será divulgado no dia 14, durante entrevista coletiva.
 

Primeira Edição © 2011