Saúde: campanha orienta foliões sobre a importância do uso da camisinha

Ação preventiva vai distribuir insumos para os municípios no período de 13 a 17 de fevereiro

09/02/2012 11:17

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Programa Estadual de DST/Aids, realiza a campanha de prevenção do Carnaval 2012. A ação tem o objetivo de divulgar e incentivar medidas de prevenção para reduzir a infecção pelo HIV e outras DSTs, melhorar a acessibilidade aos insumos de prevenção e distribuir material educativo de prevenção às DSTs.

De acordo com a gerente do Núcleo de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa Góes, o foco da campanha será centrado em jovens de 15 a 24 anos, gays e heterossexuais. “A ideia é alertar a população sobre a importância do uso do preservativo masculino ou feminino. Segundo o Ministério da Saúde, em qualquer relação sexual de carnaval, o único problema é esquecer do uso da camisinha”, explicou.

O foco da campanha (jovens de 15 a 24 anos), segundo Fátima Rodrigues, coordenadora do Programa DST/Aids, é devido ao número de jovens com Aids nessa faixa etária, que tem representado em média 11% dos casos detectados anualmente na população masculina do Estado de Alagoas e 29 municípios alagoanos já apresentam casos nessa faixa etária.

“A festa é para todos. E a camisinha também” é o lema da Campanha de Carnaval 2012 do Governo de Alagoas. Com o slogan “Brincar sem segurança é coisa séria. Neste Carnaval não importa o seu ritmo saia sempre prevenido. Com camisinha no bolso, a festa pode ser completa”, a campanha pretende uma ação preventiva, alerta Fátima Rodrigues.

Insumos para o Carnaval

A Sesau recebeu do Ministério da Saúde, um total de 5 milhões de unidades de preservativos masculino/ano. Durante o período de carnaval, o Programa Estadual fará um acréscimo de 50% a mais na cota de cada município, com exceção para os municípios com tradição em realizar seus carnavais. Estes terão um acréscimo de 100% nos seus quantitativos.

Folders, leques, porta treco, filipetas, saco de lixo para veículo e praguinhas com dizeres específicos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis também serão distribuídos aos municípios para alertar a população nos bairros, nos bailes e no desfile de rua.

A Coordenação Estadual de DST/Aids disponibilizará os insumos no período de 13 a 17 de fevereiro. A Secretaria entregará o material nos próprios municípios prioritários, os demais, deverão comparecer na sala 212 do Programa Estadual na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP).

Dados Alagoas

Desde 1986 (data do primeiro caso de Aids no Estado) até junho de 2011 foram diagnosticados e notificados 3.615 casos e 1.137 óbitos por Aids. A taxa de Incidência de Alagoas é de 9,4 /100.000 habitantes. A doença é mais comum entre os homens que entre as mulheres, sendo 68% do total no sexo masculino e 32% no sexo feminino. A faixa etária de maior incidência em ambos os sexos é a de 30 a 39 anos e a epidemia atinge a população de baixa escolaridade (1 a 7 anos de estudo). 

Primeira Edição © 2011