Rio: bombeiro preso por negociar greve é transferido para Bangu I

09/02/2012 06:06

A- A+

Terra

compartilhar:

O cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro Benevenuto Daciolo, que aparece em gravações telefônicas divulgadas pelo Jornal Nacional articulando greve das polícias do Rio, foi levado para o presídio de segurança máxima de Bangu I. Daciolo foi preso durante a madrugada desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, quando retornava de Salvador. O comando dos bombeiros decretou sua prisão depois da divulgação das gravações em que o cabo negocia uma possível votação da PEC 300, a emenda constitucional que garantiria um piso salarial único para bombeiros e policiais de todo o Brasil.

Daciolo foi levado no início da manhã do quartel general dos bombeiros para Bangu I por ordem do comandante Sérgio Simões. A iniciativa visa evitar uma invasão do quartel como ocorreu no ano passado durante a greve da classe, que acabou com atuação violenta do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da polícia do Rio. O cabo fica em Bangu por pelo menos 72 horas, até a Justiça definir se decreta sua prisão temporária. Segundo Simões, ele será indiciado por crimes militares como incitamento e aliciamento de motim.

"Aprendemos muito com os erros do passado e resolvemos levar o cabo Daciolo para Bangu I para evitar maiores problemas", disse Sérgio Simões. O comandante acredita que os bombeiros não deverão participar da greve por causa do projeto enviado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa do Rio com uma proposta de aumento nos rendimentos de 39% divididos em duas parcelas: a primeira neste mês e a segunda em fevereiro de 2013.

Os policiais e bombeiros ainda receberiam uma correção do salário conforme a taxa de inflação medida pelo IPCA e um bônus de 100% sobre esse valor, o que totalizaria mais de 50% de aumento em um ano. A proposta será votada hoje pelos deputados estaduais do Rio de Janeiro.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) solicitou ontem que o governo baiano envie ao fluminense cópias de todas as gravações que envolvam Daciolo ou qualquer outro servidor do Estado em registros telefônicos sobre greves nos dois Estados. "Solicito que me sejam enviadas cópias de todas as gravações que tenham tido como interlocutor o bombeiro militar acima referido ou qualquer outro servidor do Estado do Rio de Janeiro", afirmou em nota ao governador Jaques Wagner (PT).

Gravações
De acordo com o Jornal Nacional, uma das gravações mostra Daciolo conversando com um homem chamado de "importantíssimo" sobre uma possível votação da PEC 300. "Eu estou com uma assembleia geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter Carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros Estados também", diz ele.

Em outro trecho, Daciolo recebe de uma mulher o conselho para tentar atrasar a paralisação na Bahia. "Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio", afirma ela, que pede que ele volte ao Rio de Janeiro e ajude a deflagrar a greve no Estado. "Se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação." Contatado, Daciolo disse não se lembrar da conversa gravada e afirmou estar participando de um movimento pacífico na Bahia.

Primeira Edição © 2011