Reunião inicia preparativos para 9ª Edição do Prêmio Octávio Brandão

09/02/2012 07:30

A- A+

Redação

compartilhar:

Atenção jornalista e ambientalistas, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/AL), a Braskem e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas já iniciaram os preparativos para a 9ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo que esse ano pretende vir com novidades.

Os primeiros detalhes foram discutidos nesta semana e a data para o lançamento da 9º Edição do Prêmio já foi marcada para o dia 27 de março, às 8 horas, no espaço Cinturão Verde da Braskem, no bairro do Pontal da Barra. No mesmo dia será iniciado o período de inscrição para o Prêmio Octávio Brandão, que vai até o dia 28 de abril e deve ser realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas.

Segundo preliminares, além de premiar as melhores reportagens dos jornalistas alagoanos na área do meio ambiente, o Prêmio Octávio Brandão 2012 quer se associar aos debates e esforços dos profissionais da imprensa para a conferência Rio+20, marcada para junho. Neste sentido, trará especialistas sobre o evento para palestra em Maceió, e sorteará duas passagens e hospedagens, entre os inscritos no Prêmio, para participarem da conferência.

Arquivo PE/Luciana Martins

Outra novidade da edição 2012 é o prazo maior para produção e veiculação de matérias que irão concorrer ao Prêmio. Poderão ser inscritas as reportagens veiculadas entre 1º/04/2011 e 28/04/2012, o que corresponde a um mês a mais em relação aos prêmios anteriores. Outra modificação diz respeito aos estudantes, cujas matérias para a categoria acadêmica só poderão ser inscritas se publicadas exclusivamente em veículo laboratório. Ou seja, não serão aceitos trabalhos veiculados na mídia comercial e/ou institucional - exceto jornais, sites e outros veículos das faculdades/universidades.

A solenidade de divulgação e premiação dos vencedores será em 2 de junho, abrindo a Semana do Meio Ambiente.

Serão distribuídos com aos ganhadores 37 mil reais em dinheiro, além de troféus, divididos em seis categorias: Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Telejornalismo, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo e Estudante.

A exemplo do Prêmio Braskem de Jornalismo, que em 2011 tornou-se evento neutro na emissão de carbono, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental também irá compensar os gases de efeito estufa e outros impactos gerados na sua realização. O projeto de neutralização está sendo elaborado pela empresa Eccaplan.

O Prêmio, além de fazer parte de uma parceria entre Abes/AL, Braskem e Sindjornal, conta também com o apoio do Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas.
 

*Com Divulgação

Primeira Edição © 2011